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Alan Wake 2 não irá rodar em placas GTX 10 e RX 5000

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Outubro de 2023 às 16h05

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Divulgação/Remedy
Divulgação/Remedy

Após divulgar os requisitos mínimos de Alan Wake 2, a Remedy explicou que jogo exige suporte à tecnologia Mesh Shader para rodar. Isso faz com que ele, teoricamente, seja compatível apenas com arquiteturas RDNA, Arc e Turing, deixando as populares GPUs das séries GTX 1000 e RX 5000 fora da lista de compatibilidade.

A tecnologia de mesh shaders amplia a complexidade da renderização de polígonos ao trabalhar com triângulos interligados em malha para criar as formas geométricas. Apesar de estar disponível desde o DirectX 12 Ultimate, este é o primeiro jogo a exigir a tecnologia para rodar.

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Uma das desenvolvedoras de Alan Wake comentou em seu perfil do X (Twitter), em thread que já foi removida, que o sistema de renderização utilizando os tradicionais shaders em vértice (vertex shader) foi implementado. No entanto, devido à complexidade geométrica adotada em Alan Wake 2, a tecnologia antiga gerava uma série de bugs, e a Remedy apenas desistiu de utilizá-la.

Diferente do Ray Tracing, desativado em GPUs incompatíveis, a técnica de renderização dos polígonos é algo mais difícil de alterar nas configurações do jogo, por impactar na complexidade das estruturas geradas. Como o código continua presente, teoricamente seria possível implementar mods que forcem o jogo a utilizá-la no lugar dos shaders em malha, mas nada garante que o resultado será de qualidade, ou sequer se irá funcionar.

Por já utilizarem arquitetura Turing, as GeForce GTX 1600 são compatíveis com mesh shader, mas acabam ficando fora da lista por outras questões. As RTX 2060 de 6GB são o corte para jogar Allan Wake 2 em Full HD, 30 FPS, com gráficos no mínimo e DLSS no modo qualidade; a aceleração via IA depende de núcleos Tensor, disponíveis a partir das placas RTX20.

Com isso, nada impede que jogadores se arrisquem com GPUs mais simples, ou mesmo que a comunidade tente implementar mods para ampliar a compatibilidade do jogo. Contudo, o resultado pode comprometer bastante a jogabilidade de um título que tem nos elementos visuais e ambientação componentes essenciais para a experiência.