Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sony pode lançar portátil "auxiliar" para PS5 com foco no Remote Play

Por| Editado por Wallace Moté | 05 de Abril de 2023 às 08h35

Link copiado!

JESHOOTS.COM/Unsplash
JESHOOTS.COM/Unsplash
Tudo sobre Sony

Seguindo os rumores de que a Sony prepara uma série de novos dispositivos para o que a empresa chama de "segunda fase" do PlayStation 5, o leaker Tom Henderson sugere agora que a gigante japonesa realmente está preparando um console portátil para chegar às lojas em breve. No entanto, diferente do que se possa esperar, o aparelho não seria um sucessor para o PS Vita, mas sim uma espécie de acessório para o PlayStation 5 cujo foco seria o streaming local via Remote Play.

De acordo com as informações, o Q Lite — codinome da novidade — já estaria em um estágio bem avançado de desenvolvimento, na etapa de controle de qualidade (ou QA, em inglês), o que indica que o conceito já estaria praticamente fechado. Contrariando expectativas por um sucessor para o PS Vita ou mesmo para o PSP, Henderson sugere que o aparelho não funciona de forma independente, nem mesmo para streaming via nuvem, dependendo completamente do PS5 e conexão constante à internet para funcionar.

Apesar disso, as especificações parecem robustas: o portátil teria construção muito similar ao do DualSense, o controle do PlayStation, mas empregaria uma grande tela LCD de 8 polegadas no centro. Também estariam presentes os famosos feedback háptico e gatilhos adaptativos da marca, assim como aspectos esperados de um console de mão, como botões de volume, speakers e conector para fones de ouvido. Ao que tudo indica, o Q Lite seria basicamente um "DualSense Edge Plus", se de fato a novidade precisar estar constantemente ligada ao PS5.

Continua após a publicidade

Mais interessante é que a proposta não estaria tão longe do lançamento, chegando antes do bastante especulado PS5 Pro — cujo lançamento é aguardado para o final de 2024 —, mas depois do PS5 com leitor de discos removível, esperado para estrear no final deste ano. Dessa maneira, o portátil poderia estrear no início de 2024 ou, com sorte, no final de 2023, acompanhado das inúmeras novidades presentes nos rumores, entre eles o fone TWS "Project Nomad" e o headphone "Project Voyager".

Como alguns sites têm destacado, há indícios que sugerem que o Q Lite é um projeto real. Além da própria "segunda fase do PS5", e do número significativo de acessórios que a Sony lançou e pretende lançar, a gigante japonesa tem reforçado em suas propagandas mais recentes o Remote Play, chegando a publicar um vídeo exclusivo para a funcionalidade, inclusive no Brasil. O recurso está presente tanto no PlayStation 5 quanto no PS4, e possibilita ao usuário transmitir o sinal do console para outro dispositivo usando Wi-Fi.

Continua após a publicidade

Justamente por já permitir o streaming para smartphones, PC ou mesmo para o próprio PS4 (quando o consumidor pretende transmitir a partir do PS5), o Remote Play coloca em dúvida o eventual sucesso do Q Lite, que poderia atender apenas o nicho de usuários que usa ou pretende usar a função sem ter de gastar bateria do celular nem estar preso ao computador. De toda forma, a Sony precisa acertar no preço para que sua nova aposta portátil não sofra como o PSVR 2.

Fonte: Insider Gaming