Razer Kishi V2 dá um upgrade na experiência de jogos mobile
Por Daniel Trefilio • Editado por Jones Oliveira |
A Razer lançou nesta semana os novos controles Razer Kishi V2 e V2 Pro para dispositivos móveis, elevando o nível da experiência de jogos mobile. Originalmente vendido em conjunto com os smartphones Razer Edge, o gamepad acoplável traz compatibilidade com outros dispositivos Android e iOS, transformando smartphones em consoles portáteis.
- CES 2023: console portátil Razer Edge ganha data de lançamento e preço oficial
- ROG Ally x Steam Deck | Qual é o melhor console portátil?
A ideia da Razer é proporcionar a mesma qualidade de comandos e responsividade dos consoles para os gamers que têm no smartphone sua principal plataforma de jogos. Os Razer Kishi V2 utilizam a tecnologia HyperSense Haptics e um ajuste universal para se adaptar a smartphones de diferentes tamanhos, garantindo encaixe preciso, sem forçar conectores, ficar frouxo ou depender de suportes improvisados.
Jogos mobile em alta
A maioria dos grandes estúdios de jogos já reconheceram o potencial dos smartphones para o mercado de jogos. Por essa razão, o número de títulos nativos de grandes franquias como Diablo, Assassin’s Creed, The Division, entre outros, continuam a ser anunciados.
No entanto, apesar do controle por toque ser funcional, ele está longe de ser o ideal para a melhor experiência. Além de criar uma interface mais poluída, utilizar a tela atrapalha a visualização das imagens de jogos cada vez mais dependentes de campos de visão amplos.
Com serviços como o Xbox Cloud Gaming, também é possível acessar praticamente toda a biblioteca de jogos proprietários do Xbox e títulos selecionados de desenvolvedoras parceiras. Sendo assim, utilizar o Razer Kishi V2 Pro, também disponível na versão Xbox Edition, é a forma mais confortável e responsiva de aproveitar todos esses jogos, sem depender de comandos de toque adaptados.
Todos os modelos utilizam os microswitches táteis da Razer, tanto no D-pad quanto nos botões de ação, inclusive os de ombro. Os analógicos de perfil baixo também garantem precisão de controles e responsividade, sem comprometer a portabilidade do controle.
Em termos de conectividade, os Razer Kishi V2 oferecem uma porta USB tipo-C para carregamento e uma saída de áudio de 3,5 mm com 3 canais para headset.
Por enquanto, a Razer ainda não tem data de lançamento para a versão Pro ou Xbox Edtion no Brasil, mas os Razer Kishi V2 para iPhone e para Android já estão disponíveis em revendedores oficiais com preço sugerido de R$ 739,90.