85% dos celulares Android não usam a última versão do sistema
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
O Android 13 ainda está distante de ser uma das versões mais populares do sistema do Google, aponta novo levantamento da empresa. Segundo os dados revelados no Android Studio, o mais recente SO do Robô, lançado em 2022, está presente só em 15% dos dispositivos.
- Android 14 pode ter personalização do relógio na tela de bloqueio
- Android 14 vai mostrar dados sobre a saúde da bateria do celular
Segundo a pesquisa, o sistema mais popular é o Android 11, registrado em 23,1% dos celulares no dia 30 de maio de 2023. Em segundo lugar está o Android 10, plataforma lançada em 2019, presente em 17,8% dispositivos.
A fragmentação do Android é um problema antigo para o Google. O sistema operacional é desenvolvido pela empresa, mas precisa passar pelo crivo de fabricantes e operadoras de telefonia para alcançar a maioria dos dispositivos — a linha Pixel é a única que recebe updates direto da Gigante das Buscas.
Com o tempo, o Google implementou formas de ter mais controle sobre o próprio sistema operacional. Uma das adições mais importantes foi o crescimento da plataforma Google Play Services, permitindo que a empresa liberasse novidades e recursos novos sem depender de nenhuma outra empresa.
Outro esforço da companhia está na negociação com fabricantes de dispositivos móveis. O Google negociou com marcas como Oppo, Xiaomi, OnePlus e Samsung para garantir mais tempo de suporte para dispositivos mais modernos. O que a empresa não conseguiu prometer ainda, porém, é a agilidade com que essas atualizações são liberadas.
Qual o Android mais usado?
Segundo o levantamento do Google feito em 30 de maio de 2023, o Android 11 tem 23,1% de fatia de mercado e é a versão mais usada. A lista completa é a seguinte:
- Android 11 (23,1%)
- Android 10 (17,8%)
- Android 12 (16,3%)
- Android 13 (15%)
- Android 9 (11,9%)
- Android 8.1 (6,1%)
- Android 8 (2,2%)
- Android 6 (2,3%)
- Android 7.1 (1,5%)
- Android 7 (1,5%)
- Android 5.1 (1,5%)
- Android 5 (0,3%)
- Android 4.4 (0,5%)
Margens mudam constantemente
Contudo, é possível afirmar que o Android 13 cresce em popularidade de forma consistente desde o começo do ano. Em janeiro de 2023, o sistema operacional detinha apenas 5% dos dispositivos — ele, portanto, triplicou a sua presença em cerca de quatro meses.
Atualmente, o Android 13 é a versão estável mais recente do sistema, mas não é a mais recente nas mãos do público: o Android 14 está em experimentação há meses e, se tudo der certo, deve ser liberado em setembro. A disponibilidade dele ainda é limitada a testadores com dispositivos específicos, então sua fatia de mercado é bem restrita.