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Assassin's Creed | Com Nexus e Codename Jade, série mira futuro no VR e mobile

Por| Editado por Jones Oliveira | 12 de Junho de 2023 às 15h15

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Ao mesmo tempo em que celebra seus 15 anos fazendo um grande retorno às suas origens com Mirage, a saga Assassin’s Creed também mira o futuro com dois novos títulos. De olho tanto na realidade virtual quanto no mercado mobile, Assassins Creed Nexus e Codename Jade chegam ainda em 2023 para levar a franquia para novos horizontes.

São jogos que querem ser mais do que simples spin-offs, mas capítulos centrais da história dos assassinos e uma experiência completa que os fãs esperam. E, pelo que foi mostrado pela Ubisoft durante uma demonstração realizada à imprensa internacional, são apostas realmente promissoras — embora pouco tenha sido mostrado na prática.

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A principal delas é mesmo Assassin’s Creed Nexus, que se aproveita da imersão da tecnologia VR para criar o que o estúdio chama de experiência definitiva do que é ser um mestre assassino. Mais do que isso, como aponta o diretor criativo David Votypka, é também um marco na história da série, trazendo vários elementos inéditos na jogabilidade e na história — além de uma história inédita envolvendo os heróis Ezio, Connor e Kassandra.

Segundo ele, o grande charme do projeto é mesmo a possibilidade de recriar toda a movimentação icônica que os personagens sempre fizeram em cada um dos jogos. Mesmo sem uma demonstração clara de sua jogabilidade, Votypka explicou como a tecnologia de dispositivos como o Meta Quest 2 para levar a movimentação do jogador para dentro do game.

O diretor conta que o principal objetivo do estúdio tem sido recriar os elementos icônicos de Assassin’s Creed dentro dessa nova perspectiva — o que inclui mapas amplos no qual é possível usar e abusar do parkour. “A maioria dos objetivos são ‘sandboxes táticos’ que oferecem uma abordagem não linear para que os jogadores sejam livres para escolher como resolver cada desafio”, detalha.

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Isso significa que uma missão pode ser resolvida tanto se embrenhando nas sombras de forma furtiva quanto escondido pelos telhados das construções — ou, se preferir, indo para cima dos inimigos e descendo a porrada em todo mundo. Parece algo óbvio, mas é um tipo de liberdade que os jogos de realidade virtual nem sempre oferecem.

A movimentação como um assassino

O grande atrativo de Assassin’s Creed Nexus, é claro, está no modo como ele reproduz a movimentação dos assassinos no VR. Mais do que a perspectiva em primeira pessoa e a liberdade de atuação, o divertido da brincadeira está em como os controles emulam a movimentação icônica dos personagens.

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Ainda que sem mostrar isso na prática, a Ubisoft revelou que basta um movimento de pulso para ativar a HIdden Blade — uma ação que os fãs certamente sabem como fazer —, enquanto puxar a arma da cintura faz com que o personagem saque sua espada ou machadinha para ir para para o combate corporal. Outras opções envolvem levar os controles para a altura do ombro para sacar seu arco e flecha ou no peito para pegar bombas e facas de arremesso.

Só que a parte que parece mais promissora — embora não demonstrada — são os assassinatos, que combinam várias dessas ações. Assim como nos Assassin’s Creed tradicionais, é possível eliminar alvos em um mergulho das alturas ou se misturando à multidão. Isso sem falar, é claro, do Salto de Fé, uma das grandes marcas de toda a série.

Codename Jade e a experiência AC no seu bolso

Codename Jade segue com a mesma pretensão de recriar a experiência icônica de Assassin’s Creed, desta vez em dispositivos móveis. O jogo está sendo desenvolvido pela Level Infinite (PUBG Mobile) em parceria com a Ubisoft para iOS e Android com esse objetivo bem claro de levar para as telas pequenas tudo aquilo que os fãs já conhecem nos consoles.

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Usando a Unreal Engine para criar gráficos de alta qualidade, o jogo vai recriar a China Antiga do século 3 antes da Era Comum, mais especificamente quando a Dinastia Qin unificou a nação e criou rotas comerciais para o Ocidente. Na prática, espera ver a construção da Grande Muralha e o crescimento da capital imperial Xianyang em um mundo aberto impressionante para um título mobile.

As poucas cenas exibidas durante a apresentação da Ubisoft mostram um jogo muito parecido com aquilo que conhecemos de Assassin’s Creed nos consoles, seja na exploração das cidades com o uso do parkour ou no combate. Nesse quesito em específico, chama a atenção a grande variedade de armas disponíveis — algumas delas até bem exageradas. Não foi detalhado como serão os controles, embora a Level Infinite tenha destacado que há um cuidado redobrado para tornar a migração para o touch screen familiar para os veteranos da franquia.

Muito disso deve ser apresentado mais no final do ano, quando Codename Jade entrará em uma nova fase de testes. A nova Beta acontecerá nos próximos meses e os interessados já podem se inscrever para participar a partir deste dia 12 de junho.