O que é e como usar o Xbox Cloud Gaming no Brasil

O que é e como usar o Xbox Cloud Gaming no Brasil

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Bruno Salutes | 30 de Setembro de 2021 às 20h10
Divulgação/Microsoft

Após um período de espera, o Xbox Cloud Gaming, anteriormente conhecido como Project xCloud, finalmente está disponível no Brasil — em fase beta — e pode ser acessado no PC ou celular (Android e iOS) por assinantes do Xbox Game Pass Ultimate sem custo adicional.

Ficou interessado em saber mais informações sobre o serviço de jogos em nuvem da Microsoft? Confira abaixo o que é e como usar o Xbox Cloud Gaming!

O que é o Xbox Cloud Gaming

Lançado em novembro de 2019, o Xbox Cloud Gaming é um serviço implementado pela Microsoft que permite aos usuários jogarem mais de 250 títulos presentes no ecossistema do Xbox em diversos dispositivos através da nuvem, sem a necessidade de terem um videogame ou um PC gamer.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Além de possuírem um carregamento mais rápido com a tecnologia da nova geração, os jogos transmitidos na plataforma podem atingir a resolução de Full HD (1080p) e rodar a 60 FPS. Além disso, todo o progresso salvo poderá ser acessado em outros dispositivos com a sua conta.

Como usar o Xbox Cloud Gaming

O Xbox Cloud Gaming pode ser acessado através de navegadores web, um app dedicado para dispositivos Android e, por hora, a tecnologia não está disponível nos consoles (Xbox One e Xbox Series X|S). E, como dito acima, você precisa apenas ser assinante do Xbox Game Pass Ultimate para usá-lo.

No PC e iOS

Para acessar o Xbox Cloud Gaming no PC e no iOS, basta apenas utilizar um navegador web. O motivo pelo qual usuários de iPhone e iPad precisam usar a plataforma em um browser, é porque a Apple está bloqueando serviços de streaming de games, com a justificativa de que desenvolvedores precisam enviar os jogos separadamente para análise, evitando vírus e frades.

Passo 1: através de um navegador, acesse a página do Xbox Cloud Gaming e faça o login com a sua conta. Feito isso, procure no catálogo um jogo que você queira jogar.

Através de um navegador, acesse o Xbox Cloud Gaming e escolha um jogo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: ao acessar a página de um game, clique em “Reproduzir”. Para jogar alguns títulos, é necessário que você possua um controle conectado ao dispositivo (PC ou iOS).

Com a página do jogo aberta, clique em "Reproduzir" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: aguarde alguns instantes até que o jogo seja carregado.

Aguarde até que o game seja carregado (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: jogue o jogo normalmente através do navegador no PC ou no iOS.

Jogue o game normalmente através do navegador (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 5: clique no ícone do “Xbox” no canto superior esquerdo para acessar o painel do jogo e visualizar quais amigos também estão jogando o mesmo jogo, quais as conquistas, e mais.

Clique no ícone de "Xbox" para acessar o painel do jogo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 6: clicando no ícone de “Três pontos” no canto superior esquerdo, você poderá acessar funções adicionais, como entrar em tela cheia, ver os comentários, além de sair do jogo.

Clique nos "Três pontos" para entrar em tela cheia ou sair do jogo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

No celular Android

Passo 1: baixe e instale o app Xbox Game Pass (Google Play Store), faça o login com a sua conta e efetue os ajustes iniciais. Na tela inicial do app, acesse a aba “Nuvem” e procure no catálogo um jogo que você queira jogar.

Abra o app do Xbox Game Pass, acesse a aba "Nuvem" e escolha um jogo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: com a página do game aberta, toque em “Jogar”. Alguns jogos permitem que você jogue-os diretamente na tela, mas, em outros casos, é necessário que você conecte um controle de videogame ao celular.

Com a página do jogo aberta, toque em "Jogar" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: aguarde alguns instantes até que o jogo seja carregado.

Aguarde até que o game seja carregado (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: jogue o jogo normalmente através do controle ou dos botões exibidos na tela.

Jogue o game normalmente através do seu disositivo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 5: toque no ícone do “Xbox” no canto superior esquerdo para acessar o painel do jogo e visualizar quais amigos também estão jogando o mesmo jogo, quais as conquistas, e mais.

Toque no ícone de "Xbox" para acessar o painel do jogo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 6: clicando no ícone de “Três pontos” no canto superior esquerdo, você poderá acessar funções adicionais, como entrar em tela cheia, ver os comentários, além de sair do jogo.

Clique nos "Três pontos" para entrar em tela cheia ou sair do jogo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Pronto! Agora você sabe um pouco mais sobre o Xbox Cloud Gaming e como acessá-los nos seus dispositivos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.