Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

PC portátil GPD Win Max 2 deve receber versão com Ryzen 7 6800U em breve

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Maio de 2022 às 11h46

Link copiado!

Reprodução/GPD
Reprodução/GPD

Conhecida pela ampla linha de PCs portáteis para games e produtividade, precursores do Steam Deck, a GPD recebeu recentemente lotes do novo Ryzen 7 6800U e já estaria desenvolvendo uma nova versão do Win Max 2, um dos seus modelos mais avançados, equipada com a novidade. Atual topo de linha da AMD para ultrabooks e dispositivos portáteis, o chip se destaca pela GPU, que traz a mesma arquitetura dos consoles de nova geração.

GPD Win Max 2 deve ganhar versão com Ryzen 6000 em breve

As informações chegam através do YouTuber Cary Golomb, também conhecido por Phawx, especializado em PCs portáteis, que teria recebido as novidades através de um dos canais do Discord da GPD. Junto a uma imagem com diversas unidades do Ryzen 7 6800U, o criador de conteúdo confirmou que a fabricante já teve acesso ao novo processador da AMD.

Continua após a publicidade

Com os componentes em mãos, a GPD estaria em estágio avançado de desenvolvimento de um novo modelo do GPD Win Max 2 equipado com as novidades, a ponto de ter unidades de teste prontas para o próximo mês, em junho. O dispositivo foi lançado em março deste ano, contando com especificações potentes, incluindo um Intel Core i7 1280P, 32 GB de RAM, até 2 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe 4.0 e faixa bastante elevada de consumo, de até 64 W.

Como Phawx destaca, a velocidade com que a GPD preparou os kits de testes é surpreendente, e pode indicar que o projeto original já estava preparado para receber o novo Ryzen, ou que houve forte colaboração com a AMD. Em resposta a outro usuário no Twitter, Golomb sugere ainda que o modelo finalizado poderia estrear em agosto.

Continua após a publicidade

Independente do motivo do ritmo acelerado, caso seja mantido, há grandes chances da marca superar a janela de lançamento do AYANEO 2, principal rival recém-anunciado como "o primeiro PC gamer portátil equipado com Ryzen 7 6800U" e previsto para o fim de 2022.

Ryzen 7 6800U traz primeira iGPU RDNA 2

Anunciado em janeiro deste ano, o AMD Ryzen 7 6800U conta com 8 núcleos e 16 threads rodando a até 4,7 GHz, todos baseados na microarquitetura Zen 3+, uma revisão da Zen 3 tradicional presente nos Ryzen 5000. A principal mudança está na presença de inúmeras otimizações para que o consumo fosse reduzido significativamente, ponto de grande importância em notebooks e outros dispositivos portáteis.

Continua após a publicidade

O destaque do chip são os gráficos integrados, baseados na arquitetura RDNA 2, mesma dos consoles de nova geração e do próprio Steam Deck. Munida de 12 Unidades Computacionais (CUs), ou 768 núcleos, a GPU Radeon 680M atinge clocks bastante elevados de 2.200 MHz, oferecendo assim até 3,38 TFLOPs de poder computacional, processamento pouco mais de 2 vezes superior ao chip do Steam Deck, cujo pico de performance é de 1,6 TFLOPs.

Outras novidades incluem ainda barramento PCIe 4.0, possibilitando a instalação de armazenamento mais veloz, portas USB 4, com taxas de transferência equivalentes ao aclamado Thunderbolt da Intel, suporte a memórias DDR5 e LPDDR5, e mais.

Fonte: Cary Golomb, VideoCardz