Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AYANEO 2 com Ryzen 7 6800U promete dobro do desempenho do Steam Deck

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Maio de 2022 às 09h23

Link copiado!

AYANEO/YouTube
AYANEO/YouTube

Uma das principais marcas entre o segmento de PCs portáteis, a AYANEO acaba de anunciar o AYANEO 2, mais novo modelo da linha principal da fabricante e o primeiro dispositivo da categoria a ser anunciado com os novos Ryzen 6000. Com design repaginado e o novo chip gráfico integrado Radeon 680M, baseado na microarquitetura RDNA 2, o lançamento promete entregar desempenho duas vezes superior ao Steam Deck.

AYANEO 2 promete dobro do desempenho do Steam Deck

O maior destaque do novo PC portátil é o chip AMD Ryzen 7 6800U, CPU de 8 núcleos e 16 threads rodando a até 4,7 GHz baseado na microarquitetura Zen 3+, uma revisão da Zen 3 dos Ryzen 5000 focada em consumir menos energia e pensada para notebooks e outros portáteis. Seu diferencial é a GPU integrada Radeon 680M, que utiliza a microarquitetura RDNA 2, mesma das placas Radeon RX 6000, do PS5, Xbox Series X, Xbox Series S e do próprio Steam Deck.

Continua após a publicidade

Apesar das similaridades, a AYANEO promete uma enorme vantagem sobre seu maior rival — o AYANEO 2 seria duas vezes mais potente que o Steam Deck, oferecendo performance gráfica similar à de uma Nvidia GeForce GTX 1050 Ti, um grande feito considerando a natureza portátil do aparelho. As promessas têm embasamento, começando pelo nível de consumo, com o chip da Valve trabalhando entre 4 W e 15 W, enquanto o Ryzen 7 6800U opera entre 15 W e 28 W — o que, por sua vez, pode gerar preocupações em relação à autonomia da bateria do AYANEO 2.

As especificações do chip gráfico também diferem drasticamente: a solução proprietária do Steam Deck traz 8 Unidades Computacionais (CUs) para um total de 512 núcleos, trabalhando com frequências de até 1.600 MHz e apresentando poder computacional de 1,6 TFLOP, o que o torna muito similar a um PS4 (1,84 TFLOP), posicionamento já bastante impressionante.

O AYANEO 2 vai além — são 12 CUs para um total de 768 núcleos, com frequências de até 2.200 MHz, entregando assim 3,38 TFLOPs de processamento, ou pouco mais de duas vezes mais performance, ao menos em teoria. O número de TFLOPs dificilmente se traduz na prática, mas por estarmos falando da mesma arquitetura, é possível traçar paralelos.

Continua após a publicidade

No mais, o uso do Ryzen 7 6800U aprimora aspectos como conexões e memória, embarcando RAM LPDDR5-6400, conexões USB 4 com velocidades equivalentes ao Thunderbolt da Intel, além de barramento PCIe 4.0, que permite, entre outras coisas, a instalação de SSDs significativamente mais velozes que os compatíveis com a família Ryzen 5000.

Novo design com tela sem bordas

Outros aspectos do aparelho não chegaram a ser discutidos com profundidade, mas o CEO da AYANEO, Arthur Zhang, destaca a tela sem bordas pretas, uma característica criticada no Steam Deck e outros portáteis como o Nintendo Switch, além do novo design. A segunda geração do PC portátil é significativamente mais refinada, abandonando a estética transparente e agressiva do antecessor para seguir uma linha mais próxima de consoles e de outras famílias da empresa.

Continua após a publicidade

Alguns destaques incluem empunhaduras nas laterais para maior conforto durante o uso, bem como analógicos de perfil alto. Na realidade, a apresentação parece ter atuado como um teaser para possíveis investidores e usuários, e pode ter sido uma resposta às críticas feitas ao último lançamento da empresa, o AYANEO Next — durante o período de divulgação, o aparelho havia prometido "chips da nova geração", mas seguiu utilizando componentes da linha Ryzen 5000.

O AYANEO 2 ainda não teve preço revelado, mas é esperado para estrear no final do ano.

Fonte: AYANEO, VideoCardz