Headset VR da Samsung deve atrasar em seis meses por culpa do Apple Vision Pro
Por Vinícius Moschen | Editado por Wallace Moté | 10 de Julho de 2023 às 10h04
O lançamento do Apple Vision Pro pode ter causado uma grande mudança de planos na Samsung. De acordo com fontes na indústria, o headset XR da marca coreana pode ter seu lançamento adiado em até seis meses.
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Foi dito que a produção do gadget seria iniciada no início de 2024, mais ou menos na mesma época prevista para o início das vendas do rival da Apple. Contudo, agora a montagem deve começar por volta de junho, ou até depois.
De acordo com fontes que teriam acesso aos planos da Samsung, a empresa decidiu recomeçar o processo de desenvolvimento do seu headset. A iniciativa seria baseada no conjunto de especificações do produto da Apple, que ficou além do que a concorrente esperava.
O Apple Vision Pro foi anunciado com uma ficha técnica bastante avançada, que inclui uma dupla de telas com mais de 23 milhões de pixels — ou seja, mais que uma TV 4K por olho. Além disso, ele tem um processador Apple M2 semelhante ao visto em modelos de MacBooks, juntamente com um chip R1 para reduzir o atraso dos displays.
Por sua vez, a Samsung pode ter procurado a fornecedora chinesa BOE para as telas do headset XR, além de ter feito uma consulta com a própria Samsung Display. A Apple usa painéis da Sony no Vision Pro, com tecnologia de OLED on Silicon (OLEDoS).
Ainda não é possível afirmar quais são as consequências do atraso para as fornecedoras de telas do Samsung XR. Contudo, é possível que o produto passe a oferecer especificações mais poderosas que o previsto anteriormente, mesmo que isso cause um aumento nos preços cobrados aos consumidores.
De acordo com notícias anteriores, o headset da Samsung trará um processador Snapdragon, e rodar uma versão adaptada do Android. A parceria da empresa com o Google e a Qualcomm já foi oficializada no evento Unpacked de fevereiro, mas sem tantos detalhes técnicos.
O próprio Google também pode apresentar uma plataforma de hardware para headsets, que poderia ser usada por outras empresas interessadas. Contudo, não é esperado que a Gigante das Buscas lance um representante próprio para rivalizar com as opções de Apple, Samsung e Meta, por exemplo.
Fonte: 9to5Google