Publicidade

Carregador rápido imita visual do Macintosh original com tela funcional

Por| Editado por Wallace Moté | 30 de Novembro de 2022 às 15h49

Link copiado!

Shargeek
Shargeek

A chinesa Shargeek apresentou recentemente o Retro 67, carregador rápido com até 67 W de potência que chama atenção pelo seu visual curioso, inspirado no primeiro Macintosh da Apple. Bastante compacto, o acessório tem potência suficiente para carregar alguns dos ultrabooks mais robustos, promete segurança com múltiplos mecanismos de proteção e tem como um dos destaques um display funcional.

Equipado com tecnologia GaN (Sigla para Nitreto de Gálio, que substitui o silício usado tradicionalmente), o Retro 67 é bastante compacto e suporta carregamento rápido de até 67 W, potência suficiente para recarregar um MacBook Air ou Galaxy Book 2 Pro, por exemplo. A novidade suporta uma variedade de protocolos de recarga, incluindo Quick Charge 3.0 da Qualcomm, Power Delivery 3.0 e a tecnologia de carregamento rápido da Apple.

Continua após a publicidade

Seu principal diferencial é o design que, segundo a companhia, presta homenagem tanto ao Macintosh clássico, como ao filme Matrix — um pequeno display de LEDs verdes exibe em tempo real a potência de recarga utilizada. Com três portas USB-C, o acessório permite o carregamento de até três dispositivos simultaneamente, com diferentes potências a depender da quantidade de aparelhos conectados.

Cada uma das portas entrega 67 W ao ser ligada a um aparelho. Quando dois dispositivos são carregados, a porta mais baixa entrega 45 W, enquanto o conector superior ocupado oferece 20 W. Por fim, ao ligar três aparelhos, o usuário é fornecido com 15 W nas portas superiores, e 45 W na conexão inferior. A Shargeek destaca que qualquer aparelho com carregamento via USB-C é suportado, mesmo que não haja compatibilidade com recarga rápida.

Para garantir a segurança apesar da alta potência, há um conjunto de mecanismos que inclui o Active Protecting Systems (APS), que verifica a temperatura do carregador 180 mil vezes por hora, e proteções de sobrecorrente, sobrevoltagem, sobrecarga, subvoltagem e curto-circuito, bem como superaquecimento.

Continua após a publicidade

Por padrão, o Retro 67 possui plugue no formato americano com dois pinos achatados, mas um kit de adaptadores para os formatos europeu (que também atende ao Brasil), britânico e australiano está incluso em um dos pacotes.

Preço e disponibilidade

O Shargeek Retro 67 já está disponível para compra através da página do projeto no Indiegogo, com envio global (inclusive para o Brasil) previsto para março de 2023. O kit mais básico, que conta somente com o carregador, ainda está disponível no momento do fechamento deste texto com preço de R$ 204, em conversão direta e sem impostos.

Fonte: iMore