Uma viagem interestelar é possível? Saiba o que esperar
Por Daniele Cavalcante • Editado por Patricia Gnipper |
À medida que a ciência planeja a primeira viagem tripulada a outro planeta do Sistema Solar, algo ainda mais grandioso e desafiador surge no horizonte: a viagem interestelar. Mas será que estamos prontos — tecnológica, social, cultural, econômica e politicamente — para alcançar as estrelas? Ainda não, e por isso o debate deve começar agora mesmo.
- Alien – O Oitavo Passageiro
- Gravidade
- Passageiros
- Guardiões da Galáxia
- O Primeiro Homem
- Star Trek
- Interestelar
- Star Wars: O Despertar da Força
- 2001 – Uma Odisseia no Espaço
O nosso papel na colonização interestelar
Pode ser que a humanidade ainda não esteja pronta em nenhum dos aspectos aqui citados para viajar entre as estrelas, mas, se quisermos pavimentar as primeiras estradas, o debate deve começar agora. Se não o fizermos, deixaremos uma função importante para outras gerações, resultando em uma “procrastinação” das tarefas fundamentais. E, com isso, humanos vão demorar muito mais para realizar o antigo sonho de visitar mundos ao redor de outros "sóis".
Ética, política, economia e outros assuntos tratados no debate são temas sensíveis e caros à sociedade; por isso, devem ser tratados com seriedade desde já, antes mesmo de as primeiras viagens interplanetárias acontecerem na prática. Quanto mais cedo começarmos o trabalho, mais fácil vai ser para os primeiros colonizadores interestelares realizarem este feito que certamente será um divisor de águas da evolução humana no universo.