Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Trabalho na Ax-1 foi "frenético", dizem astronautas da 1ª missão privada à ISS

Por| Editado por Rafael Rigues | 16 de Maio de 2022 às 13h10

Link copiado!

Axiom Space
Axiom Space

A Axiom Mission 1 (Ax-1), primeira missão totalmente privada à Estação Espacial Internacional (ISS), durou bem mais do que os oito dias originalmente planejados: seus tripulantes passaram duas semanas no espaço, devido ao persistente mau tempo no local previsto para o pouso. E apesar da estadia prolongada, os astronautas comerciais tiverem uma agenda bem apertada para executar os experimentos.

O tempo extra ajudou o desenvolvimento dos experimentos, mas sobrecarregou um pouco da rotina das outras missões e suas respectivas tripulações a bordo da ISS. O astronauta e comandante da Ax-1, Michael López-Alegría, disse que no início o ritmo “era frenético”.

Continua após a publicidade

Além de López-Alegría, que já foi astronauta da NASA e é um executivo na Axiom, a Ax-1 contou com os tripulantes comerciais Larry Connor, Mark Pathy e Eytan Stibbe. Connor disse que um experimento que duraria duas horas e meia, conforme os testes em solo, durou cinco horas para ser concluído.

Segundo a ex-astronauta da NASA, Susan Helms, que atua no Painel Consultivo de Segurança Aeroespacial dos EUA, as atividades da Ax-1 não comprometerem a segurança das outras tripulações, mas, por exemplo, afetaram indiretamente o cronograma da missão Crew-3.

Entre os trabalhos programados para serem desenvolvidos no espaço pela Ax-1, estavam testes de tecnologia de automontagem de robôs, pesquisa de células-troco e testes da tecnologia holográfica HoloLens da Microsoft. Helms recomentou que as futuras missões privadas reduzam a carga de trabalho de sua tripulação.

Continua após a publicidade

Para isto, as atividades das missões privadas à ISS deveriam ser integradas às atividades gerais da ISS. Felizmente os astronautas da Ax-1 contaram com a gentileza dos tripulantes da Crew-3 nesse tempo extra a bordo da ISS. Um objetivo da Axiom Space é ampliar a duração das missões.

A Axiom pretende realizar missões de até 60 dias para que todas as atividades sejam realizadas com calma e margem para eventos imprevistos, mas isto apresenta outro dilema: manter a ISS com 11 pessoas a bordo dela por um longo período. Não seria nada inédito, mas bem desafiador.

Fonte: Axiom Space, Via SpaceNews