Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Missão cumprida! Astronautas da Crew-3 retornam à Terra em segurança

Por| Editado por Rafael Rigues | 06 de Maio de 2022 às 11h30

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Os quatro astronautas da missão Crew-3 retornaram à Terra em segurança no início desta sexta-feira (6) a bordo na nave Crew Dragon Endurance. Eles chegaram à costa da Flórida por volta da 01h43 (horário de Brasília), finalizando a terceira missão comercial da SpaceX para a NASA.

Depois que a nave amerrissou (pousou no mar) no Golfo do México com a ajuda de um paraquedas, as equipes da SpaceX imediatamente resgataram a nave e os astronautas da NASA Kayla Barron, Raja Chari e Tom Marshburn, além de Matthias Maurer, astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA).

Continua após a publicidade

A tripulação foi levada até a costa e de lá até o Johnson Space Center da NASA em Houston. O administrador da agência espacial, Bill Nelson, celebrou mais uma missão bem-sucedida com a SpaceX. "Kayla, Raja, Tom e Matthias, obrigado por seu serviço e bem-vindos ao lar!", acrescentou Nelson.

A Crew-3 foi lançada em novembro do ano passado a bordo da nave Endurance, impulsionada por um foguete Falcon 9 a partir do Centro Espacial Kennedy da NASA na Flórida. A tripulação atracou no módulo Harmony da ISS menos de 24 horas após a decolagem.

Foi a partir deste módulo que a tripulação deixou a ISS nesta quinta. Barron, Chari, Marshburn e Maurer passaram 175 dias a bordo da estação, completando 2.832 voltas ao redor do planeta. Durante a longa estadia, eles realizaram diversas atividades de ciência, manutenção e demonstração de tecnologia — incluindo algumas caminhadas espaciais.

Continua após a publicidade

A nave Endurance será encaminhada para o "Dragon Lair" da SpaceX. Lá, as equipes examinarão o desempenho da espaçonave durante o voo e irão recondicioná-la para missões futuras. A Crew-3 foi a terceira missão da SpaceX sob o Programa de Tripulação Comercial da NASA, que lançou a missão Crew-4 à ISS em 27 de abril.

Fonte: NASA