NASA já planeja 2ª missão privada na ISS e escolhe Axiom Space para realizá-la

NASA já planeja 2ª missão privada na ISS e escolhe Axiom Space para realizá-la

Por Wyllian Torres | Editado por Patrícia Gnipper | 14 de Dezembro de 2021 às 10h28
NASA/Roscosmos

A Axiom Space foi selecionada pela NASA para realizar sua segunda missão privada, a Axiom Mission 2 (Ax-2), a ser conduzida a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). A Ax-2 desenvolverá pesquisas científicas e atividades de divulgação e seu lançamento está previsto para entre o final de 2022 e início de 2023.

A missão será lançada a partir o Kennedy Space Center, na Flórida, para uma viagem com no máximo 14 dias de duração.

Durante 14 dias, os astronautas da missão Ax-2 desenvolverão pesquisas a bordo da ISS (Imagem: Reprodução/NASA)

A NASA e a Axiom Space ainda definirão exatamente quais atividades serão desenvolvidas entre os astronautas privados e a tripulação da ISS, além dos controladores de voo na Terra.

A agência espacial e seus parceiros comerciais também analisarão os astronautas privados apresentados pela Axiom para sua segunda missão — um procedimento padrão da NASA, que inclui testes de qualificação médica para realização do voo.

A Axiom Space foi selecionada como parte dos objetivos da NASA em comercializar a baixa órbita terrestre. Os custos não foram divulgados, mas a agência disse que, até a data do lançamento, os valores estarão sujeitos a reajustes.

Vale destacar que a primeira missão comercial firmada entre NASA e Axiom, a Ax-1, está prevista para ser lançada até o final de fevereiro do próximo ano, onde quatro tripulantes serão enviados à ISS. Os resultados deste voo serão aplicados às futuras oportunidades de voos privados.

Fonte: NASA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.