/i580739.png)
Ax-1: 1º missão totalmente privada à Estação Espacial Internacional é lançada
A Axiom Mission 1 (Ax-1), a primeira missão totalmente privada com destino à Estação Espacial Internacional (ISS), foi lançada nesta sexta-feira (8) às 12h18, no horário de Brasília. Michael López-Alegría, Larry Connor, Mark Pathy e Eytan Stibbe viajam a bordo de uma cápsula Crew Dragon, impulsionada por um foguete Falcon 9, e passarão dez dias no espaço, oito deles a bordo da ISS, onde vão conduzir uma série de experimentos científicos e estudos.
- 2ª missão privada da Axiom Space na ISS será comandada por astronauta veterana
- Conheça a tripulação da primeira missão totalmente privada na ISS
Larry Connor, que é aviador, serve como piloto. Mark Pathy, CEO e diretor da MARVIK de Montreal, no Canadá, e Eytan Stibbe, sócio fundador da Vital Capital e ex-piloto da Força Aérea de Israel, são os especialistas da missão. Por fim, Michael López-Alegría, ex-astronauta da NASA e vice-presidente de desenvolvimento de negócios na Axiom Space, é o comandante da missão.
Durante sua atuação na agência espacial Lopez-Alegría somou mais de 257 dias de atividades no espaço, e se torna agora a primeira pessoa a comandar missões espaciais civis e comerciais.
/i579025.png)
Os mais de 20 experimentos científicos da missão foram desenvolvidos em parceria com diferentes instituições, como as clínicas Mayo e Cleveland e a Agência Espacial Canadense, entre outras. Além dos objetivos científicos, a Ax-1 representa também o primeiro passo para a construção da primeira estação espacial privada, projeto idealizado pela Axiom Space.
O lançamento da Ax-1
Os tripulantes da missão chegaram à plataforma do lançamento a bordo de carros da montadora Tesla por volta das 9h20 (horário de Brasília), quando faltavam um pouco menos de três horas para o foguete deixar o solo. Depois, eles iniciaram os preparativos para embarcar na cápsula Crew Dragon — e, como manda a tradição dos astronautas que voam com a SpaceX, assinaram seus nomes na "sala branca" logo antes do embarque na cápsula.
Por volta das 9h31, eles começaram a se preparar para entrar na cápsula Dragon. As verificações de comunicação com os tripulantes ocorreram alguns minutos depois.
The #Ax1 crew just walked down the crew access arm to the white room. They underwent extensive training to prepare for these final moments. Their hard work and dedication will soon come to fruition as they ingress into the spacecraft. pic.twitter.com/Yg04TFqIl4
— Axiom Space (@Axiom_Space) April 8, 2022
Já às 9h38, os membros da Ax-1 estavam posicionados no interior da cápsula Endeavour, a mesma utilizada nas missões Demo-2 e Crew-2. Por volta das 10h, os assentos com os tripulantes foram rotacionados para a posição do lançamento, e as equipes da missão conduziram verificações para garantir que não havia vazamentos nos trajes.
Our #Ax1 crew is now seated in the Dragon spacecraft and will begin pre-launch checklists.
— Axiom Space (@Axiom_Space) April 8, 2022
✔️comms check
✔️seats rotated
✔️suit leak checks
NEXT: side hatch for flight will close for flight = key visual milestone on the timeline to liftoff! pic.twitter.com/rqdlcwyY0l
A escotilha lateral foi fechada às 10h24 e as equipes da SpaceX conduziram novas verificações da pressão no interior da cápsula. Eles não ficaram satisfeitos, e decidiram abrir a escotilha, limpar uma válvula e realizar uma nova verificação, para se certificar de que não haviam vazamentos. Esta verificação ocorreu sem problemas, quando faltava pouco mais de uma hora para o lançamento.
O "braço", uma plataforma que dá acesso à cápsula, foi removido de sua posição às 11h37. Depois, com 40 minutos para o lançamento, a SpaceX iniciou a preparação do sistema de escape, que protege os astronautas no caso de alguma emergência.
Crew access arm retracts from Dragon and Falcon 9 pic.twitter.com/LoyksTBNoT
— SpaceX (@SpaceX) April 8, 2022
O foguete Falcon 9 começou a ser abastecido com propelente por volta das 11h50. Além disso, a SpaceX mostrou imagens da embarcação autônoma, já posicionada no oceano, que irá receber o primeiro estágio do foguete Falcon 9 após seu retorno do espaço, enquanto o segundo seguirá para levar a cápsula à órbita.
Finalmente, o lançamento aconteceu às 12h18. De acordo com informações da SpaceX, a acoplagem na Estação Espacial Internacional está estimada para acontecer por volta das 08h45 de sábado (9), no horário de Brasília.
Liftoff of Falcon 9 and Dragon! pic.twitter.com/Ru5dTDI72J
— SpaceX (@SpaceX) April 8, 2022
Abaixo, você confere a transmissão completa do lançamento:

Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.