Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tripulação da Polaris Dawn começa neste mês treinamento para caminhada espacial

Por| Editado por Rafael Rigues | 11 de Maio de 2022 às 13h25

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

Os quatro tripulantes da missão Polaris Dawn começarão seu treinamento no final deste mês nas instalações da SpaceX. As preparações incluem o ensaio do que será a primeira caminhada espacial por astronautas comerciais na história. A bordo da nave Crew Dragon, os astronautas alcançarão uma altitude três vezes maior do que a da Estação Espacial Internacional (ISS).

Conforme divulgado em fevereiro por Jared Isaacman — bilionário à frente da Inspiration4 e agora comandante da Polaris Dawn —, o programa Polaris será composto por três voos com a SpaceX. A primeira missão deve ser lançada entre novembro e dezembro deste ano.

Continua após a publicidade

No primeiro voo a uma Crew Dragon com quatro tripulantes será lançada por um foguete Falcon 9. Além de Isaacman, a tripulação será formada por Scott “Kidd” Poteet, piloto veterano e tenente-coronel aposentado da Força Aérea dos EUA, Sarah Gillis e Anna Menon, funcionárias da SpaceX que recentemente apoiaram a primeira missão comercial à ISS, a Ax-1.

Não há detalhes sobre as missões após a Dawn, apenas que no terceiro a tripulação voará a bordo da poderosa espaçonave da SpaceX, a Starship — no que deve ser um dos primeiros voos tripulados do veículo.

Novo traje espacial e treinamentos

Os astronautas comerciais da Polaris Dawn serão os primeiros a utilizar o novo traje espacial da SpaceX em uma caminhada espacial (EVA, Atividade Extra-Veicular, na sigla em inglês) Crew Dragon. Os atuais trajes da empresa são projetados para proteger a tripulação apenas a bordo da nave e não fora dela, onde as ameaças são maiores.

Continua após a publicidade

O formato do novo traje não é tão diferente do atual. As principais mudanças se dão nos materiais utilizados em sua composição, que garantem maior proteção contra pequenos asteroides e detritos na órbita. O novo traje da SpaceX, será o primeiro adequado para tal tarefa desenvolvido nos EUA desde a estreia do atual traje da NASA na década de 1980, logo no início dos voos com os ônibus espaciais.

Como a tripulação já é familiarizada com a nave Crew Dragon, os treinamentos se concentrarão na caminhada espacial, como atividades subaquáticas para simular a ausência de peso enquanto vestem o traje espacial. Além disso, a equipe treinará a saída da espaçonave.

Continua após a publicidade

A Polaris Dawn tem como meta alcançar uma altitude de 1.400 km, superando o recorde de altitude conquistado pela missão Gemini 11 da NASA em 1966, a qual atingiu 1.372 km de altitude. Os astronautas passarão até cinco dias na órbita da Terra.

A missão demonstrará uma série de tecnologias e capacidade de espaço profundo que serão fundamentais para viagens a destinos mais distantes, como a Lua e, posteriormente, Marte. Ela também testará a comunicação baseada em laser entre a Crew Dragon e a constelação de satélites Starlink.

Fonte: Via Spaceflight Now