Publicidade

Testes de nave russa alteram orientação da ISS, mas tripulação não corre riscos

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  |  • 

Compartilhe:
NASA/Roscosmos
NASA/Roscosmos

Nesta sexta-feira (15), a Estação Espacial Internacional sofreu uma breve desestabilização, ocorrida durante testes de motores de um veículo Soyuz, da Rússia. De acordo com informações da Roscosmos, a agência espacial do país, a mudança na orientação não ofereceu riscos aos tripulantes ou à estação e já foi corrigida.

De acordo com informações publicadas pela Roscosmos, o ocorrido aconteceu durante testes dos motores da nave Soyuz MS-18. A agência espacial afirmou que, como consequência, a estação teve uma mudança temporária em sua orientação, mas especialistas do Grupo Principal de Controle do Segmento Russo da ISS agiram e recuperaram a orientação do laboratório rapidamente.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A Soyuz MS-18 irá retornar para a Terra no próximo domingo (17), levando o diretor Klim Shipenko e a atriz Yulia Peresild, que passaram alguns dias a bordo da estação para as gravações do filme "O Desafio". Eles estarão acompanhados por Oleg Novitsky, cosmonauta que ficou no laboratório orbital durante uma missão de seis meses.  

Esta não é a primeira vez que o segmento russo do laboratório orbital causa algum incidente do tipo. Em julho, por exemplo, a estação sofreu outra alteração acidental em sua orientação devido a um disparo acidental dos propulsores do módulo Nauka, da Rússia, que havia sido acoplado recentemente. O acionamento aconteceu devido a um erro de software do módulo.

Fonte: Phys.org

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*