Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Filme russo que será gravado no espaço tem detalhes da trama revelados

Por| Editado por Patricia Gnipper | 05 de Agosto de 2021 às 13h50

Link copiado!

Roscosmos
Roscosmos

Conforme divulgado no ano passado, a agência espacial russa (Roscosmos) pretende gravar um filme a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), que será o primeiro da história gravado diretamente no espaço. Até então, pouco se sabia sobre a produção, mas, à medida que os produtores buscam por financiamento, novas informações surgem. A produção russa, cujo título pode ser traduzido para "O Desafio", será parcialmente gravada no espaço e está planejada, ao que tudo indica, para outubro deste ano.

Os novos detalhes da produção foram divulgados pelo produtor excetivo Konstantin Ernst, do canal russo First Channel, e o diretor Klim Shipenko, durante uma recente apresentação de financiamento ao Fundo Federal Russo para Apoio Social e Econômico à Cinematografia Doméstica. Shipenko, que pretende viajar para a ISS, revelou que o roteiro ainda está sendo ajustado, mas adiantou um pouco da trama principal.

Continua após a publicidade

A história do filme será baseada em um cosmonauta que, após sobreviver a uma parada cardíaca durante uma caminhada espacial, precisa de uma cirurgia para então conseguir retornar à Terra a bordo da nave russa Soyuz. Então Zhenya, uma cirurgiã cardíaca, precisa ser enviada à ISS para realizar o procedimento — com apenas algumas semanas disponíveis antes da viagem de retorno. Por enquanto, a atriz russa Yulia Peresild está escalada para interpretar a médica, e Alyona Mordovina permanece como sua substituta — ambas já em treinamento no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin.

Peresild voará ao espaço com o diretor do filme, Shipenko, e o cosmonauta profissional Anton Shkaplerov, a bordo da nave russa Soyuz MS-19. Como substituto do diretor, está escalado o diretor de fotografia Alesey Dudin. Em setembro, será feita uma nova rodada de testes para decidir de vez quem irá ao espaço entre os membros do time. Além disso, o produtor executivo, Ernst, disse que os cosmonautas Oleg Novitsky e Pyotr Dubrov, que estão a bordo da ISS desde abril, farão parte do elenco. No entanto, ainda não há informações sobre a eventual participação de astronautas da NASA, ESA ou JAXA.

Ernst lamentou a aparente falta de interesse da mídia russa pelo filme, mas quase nenhuma informação foi divulgada até agora. Inclusive a First Channel e os quatro participantes estão proibidos de compartilhar qualquer detalhe sobre a produção. O produtor espera que a publicidade aumente quando o canal exibir um documentário relatando a seleção das duas atrizes e um programa de bate-papo diário, a serem transmitidos durante a semana anterior ao lançamento.

Continua após a publicidade

A produção também revelou que o filme será rodado entre outubro deste ano a maio de 2022, o que indica que as cenas a bordo da ISS serão as primeiras a serem filmadas, com estreia prevista para antes do fim do próximo ano. Mesmo em andamento, o filme já causou bastante polêmica na comunidade científica russa, pois muitos alegam que os recursos que poderiam ser usados para a exploração espacial estão sendo desviados para o financiamento cinematográfico.

Os produtores buscam por um financiamento de US $5,4 milhões do Cinematography Fund. A agência espacial russa, no entanto, ainda não confirmou se o voo para a gravação das primeiras cenas realmente acontecerá em outubro deste ano.

Fonte: SpaceNews