Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Alarme de emergência é disparado no módulo russo Zvezda da ISS

Por| Editado por Patricia Gnipper | 09 de Setembro de 2021 às 12h27

Link copiado!

NASA/Roscosmos
NASA/Roscosmos

A agência espacial russa Roscosmos comunicou que, nesta quinta-feira (9), os cosmonautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) acordaram com um alarme de emergência disparado no módulo Zvezda, localizado no segmento russo da estação. Segundo a Roscosmos, o alarme soou às 4h55 no horário local de Moscou e, atualmente, todos os sistemas do segmento russo operam normalmente. 

Ainda não está claro o que fez com que o alarme de incêndio fosse acionado, mas a Roscosmos declarou em um tuíte que o dispositivo foi acionado enquanto suas baterias eram recarregadas. O cosmonauta Oleg Novitsky relatou ao controle da missão que a tripulação sentiu cheiro de fumaça, e Thomas Pesquet, astronauta da Agência Espacial Europeia, afirmou que sentiu cheiro de plástico queimado. 

Continua após a publicidade

A Roscosmos explicou que o sistema de purificação de ar foi ativado e, após o procedimento, os tripulantes voltaram a descansar. “A tripulação continua se preparando para a caminhada espacial”, disseram os oficiais da agência em referência ao spacewalk que deverá ser realizado ainda hoje pelos cosmonautas Novitsky e Pyotr Dubrov, que vão seguir na integração do novo módulo Nauka, acoplado à ISS em julho. De acordo com a agência espacial, os dados do grupo principal de controle operacional do segmento russo da estação mostraram que a composição do ar a bordo está em conformidade com os indicadores padrão.

Esta não é a primeira vez que ocorre algum incidente no módulo Zvezda: a tripulação que estava na estação em 2014 também relatou a ocorrência de fumaça por lá e, no ano passado, os astronautas a bordo descobriram que havia um vazamento de ar no módulo. O módulo Zvezda foi incorporado à estação em 2000, e tem alojamentos para os tripulantes, sistemas de suporte à vida e distribuição de energia elétrica, processamento de dados, controle de voo, entre outros.

Fonte: The Guardian, Business Insider, TASS