Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Starship: protótipo SN8 já tem nariz e flaps e se aproxima de teste final de voo

Por| 26 de Outubro de 2020 às 13h55

Link copiado!

Reprodução/LabPadre/Twitter
Reprodução/LabPadre/Twitter
Tudo sobre SpaceX

Na semana passada, sem alarde, a SpaceX realizou testes de ignição estática com o protótipo SN8 do veículo Starship. Tudo parece ter corrido bem no procedimento e, agora, o SN8 já conta com nariz e flaps de controle de orientação, que foram adicionados na última quinta-feira (22). Assim, a empresa avança mais um passo em direção ao teste de voo não tripulado que deverá ser feito no final de outubro ou início de novembro.

Até o momento, a Spacex não liberou informações oficiais sobre o teste, mas filmagens feitas por pessoas no local parecem ter mostrado bons resultados. Assim, enquanto os motores Raptor eram preparados para o procedimento, outra equipe estava montando o cone do nariz do veículo. Esse componente não está presente nos protótipos Starship desde a realização de testes com motor no protótipo Starhopper, que acabou pegando fogo.

Além dos flaps de orientação, o nariz também foi incorporado à fuselagem e o procedimento foi acompanhado por vários observadores no local. Agora que tem o nariz e flaps instalados, o veículo finalmente — e pela primeira vez — se parece com o design final do Starship. Com os três motores, cone do nariz e flaps de manobra, o SN8 está praticamente pronto para realizar seu breve teste de voo, onde irá tentar alcançar altitude de 15 km e realizar uma manobra para planar de volta ao ponto de pouso.

Continua após a publicidade

De certa forma, o desenvolvimento do SN8 vem ocorrendo rapidamente: o núcleo foi construído durante o outono dos Estados Unidos, e foi transportado para a região do local de lançamento no início de outubro. No início do mês, o protótipo passou por alguns testes realizados para garantir a integridade dos tanques e finalmente passou pelo teste de ignição estática. Quando estiver finalizado, o veículo terá seis motores Raptor: três serão otimizados para propulsão no nível do mar, enquanto outros três serão otimizados para a propulsão no vácuo espacial.

O trabalho que a SpaceX vem realizando com os protótipos Starship ocorre há algum tempo. A empresa começou a experimentar protótipos no final de 2019 e início de 2020, mas perdeu alguns veículos. Já em maio, o protótipo SN4 também acabou explodindo em uma enorme bola de fogo. Já os protótipos SN5 e SN6 fizeram voos breves, e trouxeram informações importantes sobre o controle do motor Raptor durante o voo. A ideia é que o Starship realize missões para transportar grandes quantidades de cargas ao espaço, sendo também capaz de levar até 100 pessoas a destinos como Lua e Marte.

Fonte: UniverseToday, Arstechnica