Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Elon Musk dribla atrasos e SpaceX avança na produção do poderoso Starship

Por| 02 de Setembro de 2020 às 13h50

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

Os atrasos no calendário dos próximos testes de voo de mais um protótipo do foguete Starship não parecem ter afetado o progresso da SpaceX — é o que diz Elon Musk, CEO da empresa, durante uma entrevista no evento Humans to Mars. Ele declarou que a empresa vem progredindo na produção do veículo espacial que levará humanos a destinos como a Lua e Marte.

"Em relação ao Starship, onde nós estamos realmente fazendo progresso é no sistema de produção. Há um ano havia quase nada, e hoje já temos uma grande capacidade de produção", disse ele. Aqui, ele se referiu tanto ao progresso que a empresa vem apresentando em testes de voo quanto no desenvolvimento das instalações de produção do Starship no Texas.

Continua após a publicidade

Será iniciada ainda nesta semana a construção do “protótipo um de booster”, que se refere à primeira etapa do sistema de lançamento. Se tudo correr conforme o planejado, o primeiro voo orbital deverá ser realizado já no ano que vem — entretanto, ainda não sabemos se este voo ocorrerá apenas com o veículo Starship ou se o compartimento tripulável também será utilizado. “Espero que façamos vários voos, e os primeiros podem não funcionar. Esse é um território desconhecido: ninguém nunca construiu um foguete orbital completamente reutilizável”.

A SpaceX planeja que o Starship possa levar uma grande quantidade de cargas e até 100 humanos algum dia para destinos distantes, começando com a Lua e Marte. Entretanto, ainda faltam algumas etapas até isso ser possível, uma vez que, até agora, a empresa já liberou alguns protótipos, mas apenas um deles chegou a voar: em agosto, o protótipo SN5 finalizou um teste breve de voo com sucesso. Seus antecessores não tiveram tanta sorte, e acabaram destruídos.

Assim, Musk também trouxe algumas informações sobre o que esperar de seus planos para Marte: ele acredita que o novo sistema pesado de lançamento deverá realizar centenas de missões com satélites antes de levar pessoas a bordo ao Planeta Vermelho. “Precisamos de muitas pessoas com vontade de ir a Marte. Vai ser um pouco arriscado, mas também será uma aventura legal e divertida”, disse.

Fonte: Space.com, SpaceNews