Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX | Protótipo de testes do foguete Starship pega fogo em teste com motor

Por| 17 de Julho de 2019 às 23h30

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

Em abril, a SpaceX fez um teste de "salto" com o Starhopper, protótipo do futuro poderoso foguete Starship da companhia, e na época deu tudo certo. Nesta terça (16), o protótipo passou por um outro teste, desta vez com seu motor, mas aconteceu uma explosão que "engoliu" o foguete por alguns segundos — aparentemente, por acidente.

Rapidamente, o incêndio foi apagado, mas é possível que este incidente acabe atrasando o primeiro grande voo do veículo. O Starship é um foguete gigantesco que será usado para levar cargas pesadas e também pessoas ao espaço, começando por uma viagem ao redor da Lua prevista para 2023, na qual viajará um bilionário japonês com convidados.

Continua após a publicidade

A SpaceX vem desenvolvendo versões de teste deste foguete em Cabo Canaveral, na Flórida, e em Boca Chica, justamente para experimentar o veículo em várias etapas antes que sua versão final seja montada. O teste da vez, onde aconteceu o incêndio, foi realizado em Boca Chica, e serviria para mostrar as proezas do novo motor Raptor desenvolvido pela empresa de Elon Musk especialmente para o Starship.

A empresa planejava fazer um primeiro teste de voo com o Starhopper e o motor Raptor nesta semana, em que o foguete seria elevado a uma altitude bem acima da Terra, ficando por lá por um tempo antes de acionar novamente o motor e retornar ao solo. Mas o incêndio ocorrido ontem, logo após a ignição, poderá postergar este primeiro voo caso o que vemos nas imagens tenha sido mesmo um acidente — a SpaceX não confirmou que a explosão se tratou de um imprevisto, ou se tudo estava dentro do esperado. Mas, de acordo com moradores locais, não há nenhum planejamento de fechamento de rodovias na região para os próximos dias, o que indica que o novo teste de voo não está mais agendado para acontecer nesta semana. Conclui-se, então, que o incêndio foi mesmo acidental.

Fonte: Space.com, The Verge