SpaceX testa motores do foguete Super Heavy pela 1ª vez; veja o vídeo

Por Wyllian Torres | Editado por Patrícia Gnipper | 20 de Julho de 2021 às 15h55
SpaceX

Nesta semana, a SpaceX realizou um rápido teste com os três motores Raptor de seu mais novo booster Super Heavy. O novo foguete é o primeiro de uma série de protótipos que fazem parte do programa Starship, que busca criar um sistema de lançamentos totalmente reutilizável para viagens à Lua e além. Enquanto o Starship funciona como um foguete acoplado a uma parte tripulável, ele será impulsionado pelo Super Heavy nos lançamentos oficiais.

Os três motores Raptor do potente Booster 3, como é conhecido este protótipo do Super Heavy, foram ligados para um teste chamado de “fogo estático”, quando a nave se mantém fixada ao solo mesmo após os motores serem ligados. Em seu Twitter, Elon Musk comemorou o desempenho completo dos motores. Quando questionado se acontecerão novos testes, Musk disse que dependerá do progresso com o Booster 4, o protótipo seguinte.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Enquanto o foguete Falcon 9 utiliza nove motores apenas em seu primeiro estágio, o Falcon Heavy consiste em três propulsores e um estágio superior, o qual ativa 27 motores ao mesmo tempo durante o lançamento, mas, segundo a SpaceX, o potente foguete deve usar até mais de 30 motores durante o lançamento. Com cerca de 70 metros de altura, o Super Heavy foi desenvolvido para carregar uma nave espacial de até 50 metros em seu topo para colocá-la no espaço.

Em maio deste ano, o veículo Starship atingiu uma altitude de 10 km em teste. A SpaceX também planeja realizar o primeiro voo orbital ainda neste verão, assim que os testes de reforços foram executados com sucesso. O Booster 3 provavalemente não voará ao espaço, disse Musk, mas será fundamental para os testes realizados em solo. Apesar disso, o protótipo seguinte, o Booster 4, será o primeiro a sair da Terra.

Com os veículos Starship e Super Heavy, a SpaceX prepara o caminho para suas missões mais ambiciosas, como viagens ao espaço profundo — bem como para a Lua e para Marte. Musk acredita que, se todos os testes ocorrerem conforme o planejado, as naves estarão em operação já em 2023.

Fonte: Space.com

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.