SpaceX já está construindo espaçoporto marítimo para lançamentos do Starship

SpaceX já está construindo espaçoporto marítimo para lançamentos do Starship

Por Danielle Cassita | Editado por Patrícia Gnipper | 31 de Maio de 2021 às 21h30
Reprodução/SpaceX

A SpaceX já está desenvolvendo seu primeiro espaçoporto flutuante, que poderá realizar lançamentos do foguete Starship em um futuro não tão distante. As informações vêm de um tuíte publicado por Elon Musk, CEO da empresa. Em uma publicação em sua conta realizada no último domingo (30), ele afirmou que a plataforma Deimos já está sendo construída e que poderá entrar em ação já no ano que vem.

No início do ano, alguns usuários do Twitter descobriram alguns sinais de que a SpaceX poderia ter comprado duas plataformas de petróleo, que receberam os nomes Fobos e Deimos inspirados nas luas de Marte — uma escolha bastante pertinente, já que o Starship deverá ser usado para transportar pessoas e cargas para diferentes destinos, e um deles é o Planeta Vermelho. Houve alguma especulação na época sobre a possibilidade de serem usadas para lançamentos do veículo Starship e, no fim, o cenário parece ter se confirmado, já que Musk se referiu a uma das plataformas.

Ainda não há informações sobre a situação da outra plataforma, mas, quando estiverem operacionais, ambas deverão ser plataformas marítimas para as atividades da empresa. Em outras ocasiões, Musk compartilhou um pouco dos planos que tem para espaçoportos flutuantes como Deimos, que podem ser posicionados em locais específicos que, junto de outras plataformas para que, irão permitir que SpaceX opere uma rede de transportes supersônicos. Desta forma, os foguetes Starship poderiam realizar viagens entre pontos distantes em curtos intervalos de tempo, como o percorrer o trajeto de Pequim a Nova York em apenas 30 minutos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Contudo, ainda há alguns desafios a serem enfrentados até lá. No momento, a empresa ainda precisa realizar um teste orbital do foguete Starship e do propulsor Super Heavy; mesmo assim, em março Musk comentou a possibilidade de levar o Starship para a órbita em julho, o que sugere que a empresa considera possível lançar o foguete em apenas alguns meses mesmo que haja várias etapas pela frente. Felizmente, a SpaceX vem mostrando um bom progresso com o programa Starship, tanto que já conseguiu lançar e pousar o SN 15, seu protótipo mais novo.

Fonte: TechCrunch

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.