Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX tenta contornar bloqueios para manter internet Starlink ativa na Ucrânia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Março de 2022 às 10h47

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

A SpaceX está dedicando esforços para manter a internet dos satélites Starlink ativa na Ucrânia, enquanto contorna bloqueios dos terminais de usuários em meio à invasão da Rússia no país. As informações foram publicadas por Elon Musk, CEO e fundador da empresa, neste sábado (5), após o envio de terminais Starlink para lá.

Depois da chegada dos terminais ao país, a SpaceX está trabalhando para mantê-los em operação, principalmente em regiões próximas de zonas de confronto. “Alguns terminais Starlink próximos de áreas de conflito foram bloqueados por algumas horas”, escreveu Musk, em uma publicação no Twitter. “Nossa atualização de software mais recente evita este bloqueio”, ressaltou ele.

Continua após a publicidade

Depois, ele afirmou que a SpaceX está mudando o foco do trabalho para manter o serviço dos satélites ativo e sem interrupções na Ucrânia. “A SpaceX fez uma mudança de prioridades, voltada para a ciberdefesa e o contorno do bloqueio de sinais”, escreveu. Entretanto, Musk alertou também que o trabalho irá causar um pequeno atraso no desenvolvimento do foguete Starship.

Atualmente, a SpaceX está se preparando para realizar o primeiro teste de voo orbital com o veículo. A expectativa é que o lançamento aconteça em algum momento nos próximos meses, sem data definida até o momento. Além disso, ele mencionou que a nova geração de satélites Starlink, equipada com lasers e outros aprimoramentos, também deverá ser afetada.

Starlink na Ucrânia

Na semana passada, a SpaceX enviou terminais de satélites Starlink à Ucrânia em resposta ao pedido de Mykhailo Fedorov, vice-primeiro-ministro do país. “Enquanto você tenta colonizar Marte, a Rússia tenta ocupar a Ucrânia”, escreveu Fedorov, no dia 26 de fevereiro. “Pedimos que você providencie estações Starlink à Ucrânia”, disse, no tuíte. Musk respondeu, dizendo que a internet Starlink estava ativa por lá e que mais terminais foram enviados.

Continua após a publicidade

Já no dia 28, Fedorov postou uma imagem de um caminhão carregado com caixas de terminais Starlink, agradecendo a ajuda. Contudo, após a entrega dos terminais, Musk fez alguns alertas e recomendou cautela no uso deles. “Um aviso importante: o Starlink é o único sistema de comunicação não-russo ainda em funcionamento em algumas partes da Ucrânia, então a probabilidade de que se torne um alvo é alta”, disse.

Um usuário perguntou como seria este uso cauteloso do serviço. Em resposta, Musk sugeriu que os usuários usassem a rede somente quando fosse necessário, e que posicionassem a antena de conexão o mais distante possível de outras pessoas. “Coloquem luzes de camuflagem nas antenas para evitar detecções visuais”, propôs.

Continua após a publicidade

Fonte: Via: Space.com