Imagens de satélites mostram invasão da Rússia na Ucrânia
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
Imagens registradas por um satélite comercial operado pela Planet mostram fumaça saindo de uma base aérea em território ucraniano, após a Rússia invadir a Ucrânia nesta quinta-feira (24). No momento, as tropas russas tomam o controle da região ao redor da usina nuclear de Chernobyl.
- Tropas da Rússia e Ucrânia entram em conflito na Zona de Exclusão de Chernobyl
- Rússia vs Ucrânia: OMS alerta para risco de "catástrofe humanitária"
A startup Planet é responsável por uma constelação formada por mais de 200 satélites de observação da Terra. Os registros produzidos pelos satélites mostram imagens comparativas da região, antes e depois do ataque nas bases aéreas de Mykolaiv e Chuhuiv. As fotos mais recentes incluem fumaça escura emergindo das instalações da base de Chuhuiv.
Confira:
Chuhuive foi uma base da Força Aérea Soviética e fica localizada em uma região de grande importância militar. As instalações ficam fora da cidade de Kharkiv, a uma curta distância do sul da fronteira que divide o território russo do ucraniano. Nas imagens, vemos como Chuhuiv estava antes dos ataques e como ficou depois, com intensa fumaça escura subindo pelo ar.
Outros registros mostram a situação da base aérea de Mykolaiv, no dia 24 de fevereiro, após os ataques russos — note as grandes nuvens que se destacam nas fotos. De acordo com informações da BBC, há relatórios de explosões ocorridas nos arredores de Mykolaiv.
A Planet publicou estas imagens com um breve comunicado sobre a situação na Ucrânia. “É triste ver os eventos trágicos e deteriorantes na Ucrânia”, escreveram. “Vamos continuar proporcionando imagens da região aos nossos parceiros e organizações de socorro, alívio e direitos humanos, e à mídia, para expor a situação conforme os eventos acontecem”.
Devido à espessa cobertura de nuvens na região, houve uma quantidade relativamente baixa de imagens de satélite nas primeiras horas após o ataque. Já registros capturados pelos satélites da Maxar, operadora de uma constelação de satélites imageadores em alta resolução, mostram militares russos se preparando para a invasão na fronteira.
Além de mostrar a atividade russa antes do envio de tropas à Ucrânia, os registros mostram também uma grande frota de tecnologia e recursos militares, como helicópteros, tendas, veículos de ataque em solo e unidades de defesa aérea.