Publicidade

Elon Musk oferece internet Starlink à Ucrânia. Como isso será feito?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 28 de Fevereiro de 2022 às 10h49

Link copiado!

Ashish Sharma/SpaceX
Ashish Sharma/SpaceX
Tudo sobre SpaceX

A internet oferecida pelos satélites Starlink, da SpaceX, está disponível para uso na Ucrânia — e há novos terminais a caminho para os usuários poderem se conectar à rede. Ao menos é o que afirmou Elon Musk, CEO da empresa, no final de semana, após questionamentos do Vice-Primeiro-ministro e Ministro da Informação Digital da Ucrânia, a respeito do acesso à internet Starlink no país em meio à invasão por parte da Rússia.

Desde a última semana, a Ucrânia está sob ataque de forças russas, e há relatos de que as tropas da Rússia vêm tentando danificar a infraestrutura de internet ucraniana. Em meio ao conflito, Mykhailo Fedorov, Vice-Primeiro Ministro e Ministro da Informação Digital da Ucrânia, publicou um tuíte solicitando que Musk ajudasse com o envio de estações para acesso à internet dos satélites Starlink.

Continua após a publicidade

Na publicação, ele afirmou que, enquanto o bilionário tenta colonizar Marte, a Rússia tenta ocupar a Ucrânia e, enquanto os foguetes da SpaceX pousam após retornar do espaço, os da Rússia atacam civis ucranianos. Em resposta, Musk afirmou que o serviço de internet Starlink está ativo na Ucrânia, e que mais terminais foram enviados para lá. De acordo com informações do grupo de monitoramento Netblocks, os serviços de internet na Ucrânia foram duramente afetados em função das operações militares russas.

A constelação de satélites Starlink foi projetada para oferecer internet de alta velocidade em todo o mundo, mesmo para usuários em regiões remotas ou rurais. Os primeiros satélites foram lançados em 2019 e, desde então, a SpaceX já conta com mais de 2.000 deles em órbita — o objetivo da empresa é alcançar 14 mil unidades na primeira geração da constelação.

Como funcionaria a internet Starlink na Ucrânia?

Os satélites da constelação Starlink orbitam a Terra a uma altitude consideravelmente menor que a maioria dos satélites de comunicação, o que permite que proporcionem internet de alta velocidade com baixa latência. Para acessar a rede, os usuários precisam de um kit com um terminal, roteador e uma fonte de energia — mas, mesmo com estes dispositivos, também é preciso uma estação em solo, para conectar o usuário à rede.

Continua após a publicidade

Por isso, talvez a SpaceX ainda precise construir uma estação em algum lugar perto da Ucrânia. Devido à necessidade das estações em solo, o sinal não pode ficar muito distante da região necessária. Isso porque, atualmente, a empresa trabalha com satélites com interconexões e outros sem — aqueles que possuem o recurso conseguem replicar a comunicação para outros. Ou seja, seria possível alcançar uma estação em solo fora da Ucrânia; entretanto, no momento, a mais próxima fica na Polônia.

Apesar de o bilionário ter concordado em ajudar oferecendo o acesso à rede e o envio de mais terminais, a fala de Musk dá abertura para uma série de questionamentos sobre como, exatamente, o serviço Starlink será oferecido à Ucrânia. Afinal, não se sabe como será o envio dos terminais para os usuários acessarem a rede, já que as tropas russas estão ocupando fronteiras do país. Além disso, mesmo que haja algum meio de enviá-los, também não está claro se haverá custos para os usuários — Musk ofereceria os kits de instalação gratuitamente, ou cobraria o valor "salgado" dos usuários atuais?

Até o momento, a SpaceX não trouxe novas informações sobre o assunto, então tais questões permanecem em aberto.

Fonte: Via: Space.com, Space Explored