Publicidade

SpaceX pode lançar estação espacial comercial Haven-1 em 2025

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  |  • 

Compartilhe:
Vast
Vast

A startup Vast quer levar ao espaço Havan-1, complexo que promete se tornar a primeira estação espacial comercial já lançada, e vai contar com a SpaceX para a empreitada. Segundo um comunicado, a empresa de Elon Musk deve lançar a estação em agosto de 2025 e vai cuidar do transporte dos primeiros tripulantes dela, com cápsulas Crew Dragon.

De acordo com a publicação da Vast, a Haven-1 vai ter tamanho pequeno suficiente para ser lançada por um foguete Falcon 9, da SpaceX, e pode abrigar até quatro tripulantes de uma só vez. Ela foi projetada para operar por conta própria inicialmente, e conta com uma porta de acoplagem para as naves Crew Dragon.

O vídeo abaixo apresenta a estrutura da estação Haven-1:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em sua forma inicial, a Haven-1 conta com um único módulo, que a Vast planeja usar para oferecer estadias prolongadas no espaço aos tripulantes das naves Dragon. A ideia é que, além de ter um pouco mais de espaço para “esticar as pernas” após a viagem à órbita da Terra, eles possam ainda aproveitar a estadia de até um mês na Haven-1 para pesquisas no espaço.

Os primeiros tripulantes vão à estação com a missão Vast-1, ainda sem membros definidos. Os assentos já estão à venda e podem ser adquiridos por agências espaciais e seus astronautas ou até por indivíduos que tenham interesse em ir para lá para fins científicos ou filantrópicos. A Vast não revelou o custo dos assentos.

Enquanto a Vast cuida da venda dos assentos e das instalações, a SpaceX vai ficar responsável pelo treinamento dos tripulantes e outras atividades, como exercícios de entrada e saída da nave e dos trajes espaciais, simulações do retorno à Terra e mais.

No futuro, a Vast planeja usar a Haven-1 para conectá-la como um módulo de outra estação ainda maior, que está em desenvolvimento e deve ser lançada pelo foguete Starship, da SpaceX. A futura estação vai ter 100 metros de extensão, vários módulos e contará com gravidade artificial, que vai ser estudada em experimentos realizados na Haven-1.

Fonte: Vast Space