Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX lança mais satélites Starlink e já tem mais de 2.000 unidades em órbita

Por| Editado por Patricia Gnipper | 19 de Janeiro de 2022 às 10h45

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

A SpaceX lançou mais 49 satélites Starlink com um foguete Falcon 9 na noite desta terça-feira (18). As novas unidades foram implantadas com sucesso e, agora, totalizam 2.042 satélites em órbita — este total inclui protótipos e versões que já não operam mais. Por fim, este foi o 36º lançamento dedicado dos satélites já feito pela empresa.

O foguete foi lançado do Kennedy Space Center, na Flórida, às 23h02 (horário de Brasília). Cerca de nove minutos depois, o primeiro estágio do Falcon 9 retornou para pousar na embarcação autônoma “A Shortfall of Gravitas”, no Oceano Atlântico; este foi o 10º pouso de sucesso deste propulsor. A empresa planejou recuperar também as partes da carenagem que protegeram os satélites durante o lançamento.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, o segundo estágio seguiu viagem à órbita, e liberou os 49 satélites cerca de 15 minutos após o lançamento; a SpaceX confirmou a liberação das novas unidades cerca de uma hora depois. Os primeiros deles foram lançados em 2019. Com o lançamento, a constelação já soma mais de 2.000 satélites de internet, sendo que grande parte deles continua funcionando.

Elon Musk, CEO e fundador da empresa, afirmou em um tuíte que há, no momento, 1.469 satélites ativos, sendo que 272 unidades estão se movendo para suas órbitas operacionais. Em breve, os satélites devem ativar sistemas de laser, um novo recurso implementado pela empresa em 2021, que permite que se comuniquem entre si sem depender de estações em solo. Ainda, os lasers podem ajudar que a cobertura de internet dos satélites chegue a regiões onde não é possível construir estações em solo.

Atualmente, a SpaceX tem autorização da Federal Communications Commission, agência reguladora de telecomunicações nos Estados Unidos, para lançar 12 mil satélites Starlink. Este número deverá aumentar, uma vez que a empresa já protocolou documentação para levar ao espaço outras 30 mil unidades. Enquanto expande sua megaconstelação, outras empresas vêm trabalhando em projetos parecidos — a OneWeb, por exemplo, já tem quase 400 satélites em órbita, e planeja lançar 648 deles.

Continua após a publicidade

Abaixo, você confere a transmissão completa da missão:

Fonte: Via: Space.com, Spaceflight Now