Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX lança mais satélites Starlink e já tem quase 1.900 em operação

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Dezembro de 2021 às 10h26

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

Um conjunto de 48 satélites Starlink, junto de outros dois da BlackSky, foram lançados na noite de quarta-feira (2) pela SpaceX. O lançamento aconteceu das instalações da base Cape Canaveral Space Force Station com um foguete Falcon 9, e a empresa já confirmou a implantação de sucesso dos satélites.

O lançamento aconteceu às 20h12 no horário de Brasília, levando um novo grupo de satélites Starlink atualizados ao espaço. Cerca de nove minutos após deixar a plataforma, o primeiro estágio do Falcon 9 retornou à Terra e pousou verticalmente na embarcação A Shortfall of Gravitas. “Este propulsor do primeiro estágio pousou um total de nove vezes”, observaram os representantes da SpaceX durante uma transmissão da missão.

Continua após a publicidade

Desta vez, a SpaceX realizou um lançamento compartilhado: além dos 48 satélites Starlink, o foguete Falcon 9 levou também dois da BlackSky, que se separaram do estágio superior do foguete cerca de uma hora após o lançamento. Estes são satélites ópticos que, agora, vão se juntar a outros oito para ajudar a expandir a constelação planejada pela empresa, que terá 12 unidades.

Passada aproximadamente meia hora, a empresa confirmou também a separação dos Starlink, que vão acompanhar outros milhares da megaconstelação criada para fornecer cobertura de internet a usuários em todo o mundo, mesmo aqueles em regiões rurais e remotas. Até o momento, a empresa já lançou aproximadamente 1.900 satélites, mas tem aprovação regulatória para lançar mais de 30 mil deles.

O voo desta semana marcou o 27º lançamento realizado pela SpaceX neste ano, sendo também o 32º dedicado à expansão da constelação Starlink. Além do primeiro estágio reutilizável, a empresa usou também uma carenagem reaproveitada, projetada para pousar suavemente no mar após o lançamento. Depois, a SpaceX recupera o componente para realizar manutenções que permitam voos futuros.

Continua após a publicidade

A empresa de Elon Musk já lançou mais de 2.000 satélites Starlink, mas, desconsiderando os que apresentaram falhas, a SpaceX conta, hoje, com quase 1.900 unidades.

Fonte: Via: Space.com