/i544865.jpeg)
OneWeb lança 36 satélites de internet e já monta mais de 60% da constelação
Um novo lote com 36 satélites de internet da OneWeb foi enviado ao espaço nesta segunda-feira (27) através do último lançamento do ano da Arianespace. A nova remessa foi transportada pelo foguete russo Soyuz, por volta das 09h10 (horário de Brasília), a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
- Constelação de satélites da OneWeb terá 85% componentes a menos que apresentado
- OneWeb vai usar constelação de satélites para prover internet rápida ao Ártico
Após o lançamento, os 36 satélites foram liberados do estágio superior do foguete e, então, liberados em nove lotes ao longo de quase quatro horas desde o início da missão. Nos próximos dias, eles alcançarão a altitude necessária para integrar a rede.
Mission Success!
— OneWeb (@OneWeb) December 27, 2021
We are thrilled to have ended the year with another successful launch, with contact received from all 36 satellites. We have now launched over 60% of our constellation!
Thanks to all our team and distribution partners for a great year!https://t.co/jn9YhCSlJe pic.twitter.com/vue4UBQW4I
Agora, a OneWeb alcança a marca de 394 satélites em órbita — mais de 60% do número final, planejado em 648. A missão foi lançada pela empresa francesa Arianespace com a afiliada fraco-russa Starsem, responsável por comercializar os lançamentos com o foguete Soyuz.
Este foi o oitavo lançamento da Arianespace para a OneWeb neste ano utilizando o foguete russo — três em Baikonur e três na Rússia. Além disso, foi o primeiro voo do foguete Soyuz após algumas melhorias na integração do veículo.
Na manhã de Natal, a Arianespace realizou o tão aguardado lançamento do telescópio espacial James Webb. Neste ano, a empresa realizou 15 missões, um aumento de 50% em relação ao ano passado. Mas a SpaceX segue na liderança, com 31 lançamentos.
Crescimento da OneWeb
Em nota, a OneWeb disse que o lançamento marca um ano de sucessos. Desde novembro do ano passado, a empresa já arrecadou US$ 2,7 bilhões de investidores sem acumular nenhuma dívida. Isso também reflete o aumento da demanda pelo serviço de internet.

Recentemente, a empresa firmou acordo com a Airbus para oferecer internet para uso militar e governamental na Europa. Além disso, fez uma nova parceria para distribuição do serviço com a canadense Network Innovations e com a Vocus, na Austrália.
Até o final de 2022, a OneWeb terá lançado oficialmente o serviço de internet de banda larga. “O lançamento de hoje é uma ótima maneira para a OneWeb completar um ano de grande sucesso”, acrescentou Neil Masterson, CEO da empresa.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.