Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

OneWeb lança 36 satélites de internet e já monta mais de 60% da constelação

Por| Editado por Patricia Gnipper | 27 de Dezembro de 2021 às 20h30

Link copiado!

Roscosmos
Roscosmos

Um novo lote com 36 satélites de internet da OneWeb foi enviado ao espaço nesta segunda-feira (27) através do último lançamento do ano da Arianespace. A nova remessa foi transportada pelo foguete russo Soyuz, por volta das 09h10 (horário de Brasília), a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

Após o lançamento, os 36 satélites foram liberados do estágio superior do foguete e, então, liberados em nove lotes ao longo de quase quatro horas desde o início da missão. Nos próximos dias, eles alcançarão a altitude necessária para integrar a rede.

Continua após a publicidade

Agora, a OneWeb alcança a marca de 394 satélites em órbita — mais de 60% do número final, planejado em 648. A missão foi lançada pela empresa francesa Arianespace com a afiliada fraco-russa Starsem, responsável por comercializar os lançamentos com o foguete Soyuz.

Este foi o oitavo lançamento da Arianespace para a OneWeb neste ano utilizando o foguete russo — três em Baikonur e três na Rússia. Além disso, foi o primeiro voo do foguete Soyuz após algumas melhorias na integração do veículo.

Na manhã de Natal, a Arianespace realizou o tão aguardado lançamento do telescópio espacial James Webb. Neste ano, a empresa realizou 15 missões, um aumento de 50% em relação ao ano passado. Mas a SpaceX segue na liderança, com 31 lançamentos.

Crescimento da OneWeb

Continua após a publicidade

Em nota, a OneWeb disse que o lançamento marca um ano de sucessos. Desde novembro do ano passado, a empresa já arrecadou US$ 2,7 bilhões de investidores sem acumular nenhuma dívida. Isso também reflete o aumento da demanda pelo serviço de internet.

Recentemente, a empresa firmou acordo com a Airbus para oferecer internet para uso militar e governamental na Europa. Além disso, fez uma nova parceria para distribuição do serviço com a canadense Network Innovations e com a Vocus, na Austrália.

Até o final de 2022, a OneWeb terá lançado oficialmente o serviço de internet de banda larga. “O lançamento de hoje é uma ótima maneira para a OneWeb completar um ano de grande sucesso”, acrescentou Neil Masterson, CEO da empresa.

Continua após a publicidade

Fonte: OneWeb; Via: SpaceNews