Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX revela sua nova plataforma de pouso, chamada "A Shortfall of Gravitas"

Por| Editado por Patricia Gnipper | 12 de Julho de 2021 às 12h30

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

No último dia 9 de julho, Elon Musk revelou, em seu Twitter, o mais novo droneship de sua empresa. O navio-robô, chamado "A Shortfall Of Gravitas (ASOG)", é o terceiro desenvolvido pela SpaceX e, assim como os dois anteriores, servirá como uma base de pouso no mar para os foguetes, em especial os poderosos Falcon Heavy e Starship.

O novo navio-robô, segundo a SpaceX, será totalmente automatizado, o que significa que não haverá necessidade de um rebocador para conduzi-lo até o Oceano Atlântico, próximo ao Kennedy Space Center, na Flórida, onde ocorrem os lançamentos da empresa. O vídeo, publicado por Musk, foi feito durante o mais recente teste do ASOG, o qual deve ser utilizado pela primeira vez muito em breve, apoiando os lançamentos frequentes do foguete Falcon 9.

Continua após a publicidade

Ainda neste mês, está previsto o lançamento de mais uma remessa de satélites Starlink e, em agosto, a missão de envio de cargas úteis para a Estação Espacial Internacional (ISS), chamada SpaceX CRS-23 — ambas utilizando o Falcon 9; no entanto, ainda não há informações sobre quando exatamente o novo navio-robô comerá a ser utilizado. O ASOG desempenhará o mesmo papel dos modelos anteriores, o droneship "Of Course I Still Love You (OCISLY)", utilizado em lançamentos a partir do Atlântico desde 2015 e recentemente transferido para o Pacífico.

No Atlântico, ao lado do ASOG, estará o navio "Just Read the Instructions (JRTI)". Os dois navios-robô trabalharão juntos na missão de recuperar os lançadores reutilizáveis da SpaceX nos próximos lançamentos. A inspiração para o nome dos três navios vem do já falecido autor de ficção científica Iain M. Banks. ASOG é inspirado na nave fictícia "Experiencing A Significant Gravitas Shortfall", enquanto ou outros vêm de embarcações mencionadas nos trabalhos de Banks.

Não é surpresa a chegada de mais um navio-robô, pois, além dos lançamentos comerciais frequentes com o foguete Falcon 9 — seja para envio de satélites ou entrega de cargas úteis à ISS —, a SpaceX segue com o desenvolvimento da nave espacial destinada à ser a espinha dorsal dos planos da empresa de chegar a Marte. Até então, a empresa tinha como meta realizar um teste de voo orbital com o Starship ainda em julho, mas precisa aguardar a liberação da Administração Federal de Aviação norte-americana.

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com