Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX homenageia astronautas da NASA ao batizar navios que recuperam foguetes

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Setembro de 2021 às 14h40

Link copiado!

Amy Thompson/Space.com
Amy Thompson/Space.com
Tudo sobre SpaceX

O conjunto de navios de recuperação da SpaceX está maior. Agora, os navios "Doug" e "Bob" contribuirão nos esforços da próxima missão tripulada da empresa, a Inspiration4, e outras que virão depois. Além disso, a dupla é projetada para lidar com uma variedade de tarefas, como a captura de primeiro estágio e até mesmo o reboque de outro navio-plataforma.

Os novos navios recebem os nomes dos astronautas Bob Behnken e Doug Hurley, da NASA, que, em maio de 2020, realizaram o primeiro voo tripulado a bordo da cápsula Crew Dragon em direção à ISS, com a missão de testes Demo-2. Foi o sucesso dessa missão que abriu os caminhos para os voos de e para a estação espacial realizados pela SpaceX desde então.

Continua após a publicidade

A SpaceX já tem navios de recuperação, tanto para captura de primeiro estágio quanto de outras peças de foguetes que caem no mar. No entanto, Doug e Bob são multifuncionais e desempenharão um pouco das duas funções e até mais. Ambos são antigos navios de abastecimento de plataformas que passaram por algumas modificações, como a instalação de um grande guindaste para rebocar peças da água.

Ainda, os navios servirão como rebocadores para as outras plataformas marinhas da SpaceX — o A Shortfall of Gravitas, capaz de se dirigir ao seu destino de maneira autônoma, e o Just Read the Instructions, que precisará ser rebocado por Doug. Assim, toda a frota da empresa permanecerá estacionada ao redor da Flórida para lançamento e embarque.

Ainda não está claro se o navio Bob desempenhará alguma função no lançamento da missão Inspiration4, planejada para o próximo dia 15 de setembro, mas o Doug foi visto em testes no mar nesta semana antes de se encaminhar para o local de lançamento, na costa da Flórida.

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com