Publicidade

Lançamento da Inspiration4 é adiado em pelo menos 1 dia por problemas técnicos

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Setembro de 2021 às 17h15

Link copiado!

Inspiration4/John Kraus
Inspiration4/John Kraus
Tudo sobre SpaceX

A SpaceX segue nos preparativos para a missão Inspiration4, a primeira da empresa totalmente composta por civis, que tem lançamento programado para este mês. Em uma atualização publicada nesta sexta-feira (10), a equipe da missão anuncia que o lançamento foi adiado em pelo menos um dia e deverá acontecer a partir das 21h (horário de Brasília) do dia 15 de setembro. A decisão foi tomada em função das condições climáticas e também de exigências técnicas.

Os gerentes da missão se reuniram no último dia 9 para realizar uma análise de prontidão de voo, o que é um procedimento padrão, e também receberam atualizações sobre a situação do clima. Assim, quando viram como estão as condições climáticas no local de lançamento, na área de ascensão e nos locais de pouso, somadas à preparação do foguete Falcon 9 e da nave Crew Dragon, dos sistemas em solo, equipamentos de recuperação e outros elementos essenciais, acabaram decidindo adiar o lançamento.

Continua após a publicidade

De acordo com a equipe, a nova data irá proporcionar mais tempo para os preparativos finais, checagens do veículo e análises dos dados. Além disso, será necessário realizar mais trabalhos técnicos na nave Crew Dragon, que já está posicionada no foguete Falcon 9. Um teste de ignição estática deve ocorrer neste fim de semana e, quando faltarem cerca de três dias para o lançamento, a SpaceX e a equipe da Inspiration4 deve reduzir a janela de lançamento para cinco horas.

A missão levará os turistas espaciais Chris Sembroski, Sian Proctor, Jared Isaacman e Hayley Arceneaux para uma viagem de três dias na órbita da Terra. Eles passaram por seis meses de treinamento e a missão irá arrecadar fundos para a instituição St. Jude Children's Research Hospital. No fim da viagem, os turistas deverão retornar para uma amerissagem no litoral da Flórida.

Fonte: Space.com