Publicidade

NASA e SpaceX planejam lançar a missão Crew-4 em abril de 2022

Por| Editado por Patricia Gnipper | 09 de Setembro de 2021 às 13h00

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre NASA

A missão Crew-4, que levará mais um quarteto de astronautas rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), já tem data planejada para acontecer. A NASA anunciou que a missão tem lançamento programado para o dia 15 de abril de 2022. A cápsula Crew Dragon será lançada com um foguete Falcon 9 do Kennedy Space Center, na Flórida.

A bordo da nave, estarão os astronautas Kjell Lindgren e Bob Hines, ambos da NASA, que irão servir como comandante e piloto, respectivamente, junto de Samantha Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia (ESA), que será a especialista de missão e comandará a tripulação da Expedição 68. Por fim, haverá também um quarto tripulante, cujo nome ainda não foi anunciado.

Continua após a publicidade

Este novo voo espacial tripulado ocorrerá através do Commercial Crew Program. Esta é uma iniciativa em que a agência espacial norte-americana fecha parcerias com empresas privadas para levar seus astronautas à ISS com foguetes e naves do país, em lançamentos também realizados em solo estadunidense. Assim, a NASA não depende mais de assentos nas naves Soyuz, da Rússia, para garantir que tenha astronautas norte-americanos na estação. O programa conta com a SpaceX e a Boeing e, até o momento, somente a nave Crew Dragon da empresa de Elon Musk foi certificada para a empreitada.

A Crew-1, a primeira missão totalmente operacional realizada pelo programa, foi lançada em novembro do ano passado, e o retorno dos astronautas aconteceu no início deste ano. Já a Crew-2 foi lançada em abril, com tripulação que deve ficar na ISS até novembro. Por fim, a Crew-3 deverá ser lançada no dia 31 de outubro, levando Raja Chari, Tom Marshburn e Kayla Barron, todos da NASA, e Matthias Maurer, da ESA.

Vale lembrar que a SpaceX tem outra missão à frente da Crew-3 na programação. Trata-se da Inspiration4, que levará os civis Jared Isaacman, Hayley Arceneaux, Sian Proctor e Christopher Sembroski para uma viagem de três dias na órbita da Terra. Além de arrecadar fundos para a instituição St. Jude Children's Research Hospital, os tripulantes vão investigar os impactos dos voos espaciais na saúde humana. A Inspiration4 tem lançamento programado para o dia 15 de setembro.

Fonte: Space.com, NASA