Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quem são os astronautas da NASA que irão à ISS com a SpaceX hoje?

Por| 30 de Maio de 2020 às 10h25

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Às 16h22 deste sábado (30), os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley protagonizarão um lançamento histórico. Esta será a primeira vez em que a SpaceX, de Elon Musk, transporta humanos ao espaço — quer dizer, caso tudo dê certo, já que este voo deveria ter acontecido na quarta-feira (27), mas foi cancelado em cima da hora devido a condições meteorológicas desfavoráveis.

O voo tem como destino a Estação Espacial Internacional (ISS), e também marca o fim da parceria da NASA com os russos da Roscosmos para fazer esse transporte — algo que acontece desde 2011 com o fim do programa dos ônibus espaciais. A partir de agora, SpaceX e futuramente a Boeing ficarão responsáveis por continuar levando astronautas norte-americanos à ISS, a partir de solo norte-americano e a bordo de naves igualmente norte-americanas.

Hurley e Behnken são colegas desde a primeira vez em que foram selecionados como astronautas em 2000. Agora, estão prontos para fazer história juntos quando embarcarem na nave Crew Dragon no início da tarde e se tornarem os primeiros passageiros que a SpaceX já lançou ao espaço. O Canaltech acompanhará tudo ao vivo e você pode conferir a cobertura em tempo real clicando aqui.

Continua após a publicidade

Para treinar, eles viajam da base em Houston, perto do Johnson Space Center da NASA, até a sede da SpaceX em Hawthorne, Califórnia. Ambos já voaram no ônibus espacial da NASA duas vezes e já passaram juntos quase 1.400 horas no espaço. Mas há grandes diferenças entre o veículo espacial daquela época e a Crew Dragon, ainda que isso não seja um problema para os astronautas — até porque os controles da nave da SpaceX são na maior parte automáticos. Ainda assim, houve um estranhamento inicial. A Crew Dragon tem estilo e estética muito diferentes em comparação ao ônibus espacial, que tinha um console cheio de botões, interruptores e controles. Agora, os astronautas têm que se acostumar com telas sensíveis ao toque. Na sede da SpaceX, a dupla vinha praticando como interagir com o interior da nave, vestindo os trajes espaciais personalizados da empresa, com luvas capazes de controlar as telas táteis.

Quem é o astronauta Bob Behnken

Continua após a publicidade

Bob Behnken será o comandante das operações da missão e, portanto, responsável por atividades diversas incluindo a aproximação e encaixe da Crew Dragon na ISS. Ele também ficará no comando da dupla durante a missão Demo-2 dentro da estação orbital. Ele já realizou, em seu histórico enquanto astronauta, três caminhadas espaciais durante cada uma das duas vezes em que esteve no espaço. Nascido no estado do Missouri, Behnken é bacharel em física e engenharia mecânica pela Universidade de Washington, possuindo ainda mestrado e doutorado em engenharia mecânica pelo Caltech. Antes de fazer parte do time oficial de astronautas da NASA, era engenheiro de testes de voo da Força Aérea dos EUA.

Quem é o astronauta Doug Hurley

Doug Hurley, por sua vez, será o comandante da nave espacial, responsável por atividades envolvendo o lançamento, pouso e recuperação do veículo. Nascido em Nova York, ele é bacharel em engenharia civil pela Tulane University, na Louisiana, formando-se na Escola Naval de Pilotos de Teste dos EUA em seguida. Antes de entrar para a NASA, atuava como piloto de testes no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.

Continua após a publicidade

*Matéria originalmente publicada na terça-feira (26/05), atualizada e republicada no sábado (30/05)

Fonte: NASA