SpaceX faz novo teste com protótipos da Starship antes de voo orbital
Por Danielle Cassita • Editado por Rafael Rigues |
Nesta terça-feira (9), a SpaceX testou pela primeira vez o protótipo Booster 7, do foguete Super Heavy, em sua plataforma de lançamentos. O disparo estático (quando um propulsor é acionado, mas sem decolagem) foi realizado nas instalações de Starbase, no Texas, e contou com apenas um dos 33 poderosos motores Raptor que equipam o propulsor.
- SpaceX 20 anos: como a empresa de Elon Musk transformou a indústria espacial?
- "Starship estará pronta para voar no mês que vem", afirma Elon Musk
O Starship é um sistema composto pelo fogutete Super Heavy e a Starship, a espaçonave propriamente dita; ambos foram projetados para serem totalmente reutilizáveis.
Algumas horas depois das atividades com o Booster 7, a SpaceX compartilhou um novo vídeo, que mostrava outro teste de ignição estática — este, agora, realizado com dois dos seis motores que integram o protótipo SN24. Como a SpaceX está se preparando para realizar seu primeiro teste de voo orbital, é provável que vários outros testes do tipo aconteçam em breve.
Confira o vídeo do procedimento:
A SpaceX já realizou alguns testes de voo com protótipos do Starship com três motores, metade da quantidade dos motores que devem estar na versão final; naqueles testes, os veículos chegaram a cerca de 10 km de altitude. Já os protótipos do Super Heavy ainda não saíram do solo — mas isso poderá mudar com o teste de voo orbital.
Se tudo correr conforme o planejado, o Booster 7 deverá levar o protótipo SN24 à órbita e retornará para uma amerrissagem (pouso no mar) no Golfo do México, pouco após o lançamento. Enquanto isso, o SN24 vai completar uma volta ao redor da Terra, para depois pousar no litoral de Kauai, no Havaí.
Fonte: Via: Space.com