Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Esses são os planos da SpaceX para o primeiro teste de voo orbital do Starship

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Maio de 2021 às 12h30

Link copiado!

Reprodução/SpaceX
Reprodução/SpaceX
Tudo sobre SpaceX

Na quinta-feira (13), foi publicado um documento no site da Federal Communications Commission revelando o plano de voo preparado pela SpaceX para o primeiro teste orbital do veículo Starship. Segundo o documento, ele será lançado, ainda sem tripulação, em Boca Chica, no sul do Texas, e dará uma volta em torno da Terra, retornando para uma reentrada controlada, seguida de uma amerrissagem no Oceano Pacífico. Ainda não há informações de quando o teste será realizado.

O documento aponta que este primeiro teste de voo orbital tem o objetivo de demonstrar as capacidades de lançamento e reentrada do veículo, de modo que não inclui os sistemas de pouso e recuperação. Durante o teste, o propulsor do veículo ativará seus 28 motores Raptor por quase três minutos, e depois irá iniciar a descida em direção ao Golfo do México, para tentar pousar a aproximadamente 20 km da costa.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, o booster do Starship ativará seus motores e acelerará para a órbita. Os motores devem ser desativados quando o foguete alcançar a velocidade orbital de quase 27 mil km/h, o que deve acontecer após 8 minutos e 41 segundos na missão. Após alcançar a órbita, o veículo irá realizar um pouso controlado e suave a cerca de 100 km do litoral da ilha Kauai. No total, a decolagem no Texas e o pouso próximo do Havaí deverão levar 90 minutos.

De acordo com a SpaceX, a empresa irá coletar a maior quantidade possível de dados durante o voo para quantificar as dinâmicas de reentrada e entender melhor o que acontece com o veículo durante uma sequência de voo que é difícil de prever e de modelar computacionalmente. “Esses dados vão ser a base de quaisquer mudanças no design do veículo ou no conceito de operações após o primeiro voo, e vão construir modelos melhores para usarmos em simulações internas”, finaliza a empresa.

Ainda não há uma data marcada para este teste, mas Elon Musk, CEO da SpaceX, já comentou que o primeiro contato do Starship com o ambiente espacial pode acontecer ainda neste ano. Além disso, o documento apresentado tinha uma solicitação para operar equipamentos de comunicação durante o teste, sugerindo que a missão de demonstração possa acontecer entre 20 de junho e 20 de dezembro. A SpaceX já havia definido internamente que o teste poderia acontecer no início de julho, vale lembrar.

Continua após a publicidade

A SpaceX vem desenvolvendo o sistema Starship para transportar pessoas e cargas para na órbita da Terra, além de destinos como Lua, Marte e além. Quando estiver finalizado e pronto para voar, o propulsor reutilizável do primeiro estágio do veículo será liberado e voltará à Terra para pousar verticalmente. Enquanto isso, o segundo estágio segue para a órbita e libera as cargas úteis que levar, ou segue para seu destino, para depois retornar à Terra e voar outra vez.

O veículo será totalmente reutilizável e poderá levar mais de 100 toneladas métricas de cargas para a órbita baixa da Terra, uma capacidade maior do que a de qualquer outro foguete no mundo. A estrutura completa do foguete reutilizável chega a quase 120 m de altura, o que lhe rende o título de maior veículo de lançamentos já construído. Para conseguir sair da Terra, o Starship contará com o propulsor Super Heavy, que terá 28 motores Raptor, capazes de produzir 16 milhões de libras de empuxo — o dobro do foguete Saturn V, usado pela NASA nas missões da era Apollo.

Fonte: Spaceflightnow