"Starship estará pronta para voar no mês que vem", afirma Elon Musk
Por Wyllian Torres • Editado por Rafael Rigues |
Elon Musk, CEO da SpaceX, disse nesta terça-feira (14) que a espaçonave Starship finalmente estará pronta para realizar seu primeiro voo orbital de teste no mês que vem. A notícia vem um dia após a Federal Aviation Administration (FAA) publicar um relatório de impacto ambiental necessário para que a autorização de lançamento seja emitida.
- Starship e Super Heavy formam sistema de lançamentos mais alto do mundo
- Starship pode fazer até 12 viagens a Marte durante 30 anos de vida útil
O primeiro voo orbitsal da Starship já foi adiado várias vezes, em grande parte por conta da avaliação ambiental da FAA que levou mais de um ano e meio para ser concluída. O documento é um procedimento padrão do órgão para avaliar os possíveis riscos que o lançamento pode apresentar à região de Boca Chica, onde a Starbase está instalada, que é uma área de preservação ambiental.
Apesar do relatório favortável, a FAA exigiu da SpaceX alguns ajustes em seus planos e procedimentos, mas sem detalhar em quanto tempo tais mudanças devem ser feitas. No Twitter, quando perguntado por um seguidor quando a nave voaria, Musk respondeu que: “a Starship estará pronta para voar no mês que vem”.
Junto com o foguete Super Heavy, a Starship é o maior e mais poderoso sistema de lançamento espacial já construído. O Super Heavy atua como o primeiro estágio de um foguete convencional; e a Starship, uma espaçonave tripulável com alta capacidade de carga, funciona como o segundo estágio.
O teste será realizado nas instalações da SpaceX em Boca Chica, no Texas. Após o lançamento, o Super Heavy mergulhará na costa do Golfo do México e a Starship continuará sua viagem de quase uma volta ao redor da Terra antes de pousar na costa do Havaí.
Musk acrescentou que a empresa terá um segundo sistema pronto para ser lançado em agosto, e depois pretende fazer lançamentos mensais. Com a Starship, a SpaceX pretende levar cargas e humanos para a Lua e para Marte. "Pela primeira vez, há um foguete capaz de estabelecer bases permanentes na Lua e em Marte", disse o executivo.
Fonte: Via Futurism