Publicidade

Teste de foguete que enviará a Starship ao espaço termina em chamas

Por| 12 de Julho de 2022 às 11h30

Link copiado!

NASA Spaceflight/Reprodução
NASA Spaceflight/Reprodução
Tudo sobre SpaceX

Algo inesperado aconteceu nesta segunda-feira (11) durante um teste do foguete Super Heavy, da SpaceX, que será usado para enviar a espaçonave Starship ao espaço: uma imensa bola de fogo surgiu por alguns segundos na base do foguete, causando um pequeno incêndio na plataforma.

O incidente aconteceu às 17h20 (horário local) durante um teste do foguete conhecido como Booster N° 7 (BN7). O teste seria um "spin start test", colocando em rotação os compressores dentro dos 33 propulsores Raptor instalados no foguete, mas sem iniciar uma ignição.

A causa não foi divulgada, mas Elon Musk, CEO da SpaceX, disse via Twitter que "o Raptor tem uma sequência de inicialização complexa [...] No futuro, não faremos um spin start test com todos os 33 propulsores de uma vez".

Continua após a publicidade

Ainda não se sabe se o foguete foi danificado ou, se foi, qual a extensão dos danos. Musk afirmou que, tudo "parecia bem" à luz de uma lanterna, e que "saberemos mais pela manhã" desta terça-feira.

Atualmente a SpaceX prepara o BN7 e um protótipo da Starship conhecido como Starship 24 para o primeiro voo orbital. De acordo com os planos, a dupla deve decolar da Starbase, nome dado às instalações da empresa em Boca Chica, no Texas, subir a uma altitude de 250 Km e reentrar a atmosfera, fazendo um pouso controlado no Oceano Pacífico, ao norte do Havaí.

Entretanto, a SpaceX ainda precisa de uma autorização da FAA, órgão que regulamenta a indústria aeroespacial nos EUA, para que o teste seja realizado. Em meados de junho a agência emitiu um parecer ambiental necessário para lançamentos possam ser realizados, mas exigiu que antes disso a SpaceX tome uma série de medidas para mitigar os efeitos de um lançamento sobre a região da Starbase, que é uma área de preservação ambiental.

Continua após a publicidade

Fonte: SpaceNews