Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

1º voo orbital da Starship só deve acontecer a partir de junho; entenda

Por| Editado por Rafael Rigues | 02 de Maio de 2022 às 16h00

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

O primeiro teste de voo orbital da espaçonave Starship, da SpaceX, será adiado mais uma vez. A operação depende da conclusão de uma avaliação ambiental das instalações da empresa em Boca Chica, no Texas, feita pela Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês).

O teste orbital é uma etapa fundamental do sistema planejado para levar astronautas à Lua e, posteriormente, a Marte. No entanto, os trâmites burocráticos têm atrasado sistematicamente o cronograma da empresa de Elon Musk.

Continua após a publicidade

Em nota publicada no dia 29 de abril, a FAA disse que, diante das recentes alterações da SpaceX em seu projeto, serão necessárias análises complementares. A avaliação ambiental, que originalmente deveria ter sido concluída no final do ano passado, agora só deve terminar em 31 de maio.

Até o momento, a conclusão da avaliação já foi adiada quatro vezes. Ela é um procedimento padrão para avaliar quais impactos a operação pode acarretar ao meio ambiente. As instalações da SpaceX em Boca Chica ficam próximas a um importante refúgio da vida selvagem, lar de tartarugas marinhas e aves migratórias.

A primeira avaliação ambiental foi realizada em setembro do ano passado e, então, foi encaminhada para um período de revisão na qual recebeu comentários públicos. Então, em novembro, 11 grupos ambientais solicitaram à FAA uma análise nos planos da SpaceX “mais de perto”. Para a nova avaliação ambiental, a agência de transporte dos EUA ainda precisa revisar pelo menos 18 mil comentários recebidos pelo grande público.

Continua após a publicidade

A FAA também ressaltou que a avaliação não garantirá a emissão de uma licença de lançamento para a SpaceX. Como precaução, a empresa iniciou a construção de uma plataforma de lançamento da Startship no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, onde já tem autorização para lançamento.

Fonte: FAA, Via Futurism