Publicidade

Sonda OSIRIS-REx faz último sobrevoo no asteroide Bennu e voltará para a Terra

Por| Editado por Patricia Gnipper | 08 de Abril de 2021 às 13h00

Link copiado!

NASA/Goddard/University of Arizona
NASA/Goddard/University of Arizona
Tudo sobre NASA

Foi em 20 de outubro do ano passado que a sonda OSIRIS-REx, da NASA, tocou a superfície do asteroide Bennu para coletar amostras, que serão trazidas para a Terra em alguns anos. A equipe da missão ainda vai precisar de alguns dias para saber como a superfície do asteroide foi alterada durante a coleta e, enquanto isso, informações da agência espacial norte-americana confirmam que a espaçonave finalizou seu último sobrevoo em torno do asteroide, e já está se afastando dele.

O sobrevoo final foi adicionado no documento das mudanças da superfície causadas pela manobra Touch and Go (TAG), realizada para a coleta de amostras: “ao estudar a distribuição de material escavado em torno do local da TAG, vamos saber mais sobre os materiais de superfície e subsuperfície, além das propriedades mecânicas do asteroide”, disse o Dr. Dante Lauretta, investigador principal da missão. Durante a manobra, a sonda coletou aproximadamente 60 g de amostra da superfície do asteroide.

Continua após a publicidade

Já em abril de 2021, a sonda realizou outra aproximação para mapeá-lo em alta resolução. Neste sobrevoo, a OSIRIS-REx passou quase seis horas produzindo imagens do Bennu durante uma rotação completa a apenas 3,5 km de distância, que é o mais perto que chegou dele desde a coleta das amostras. Agora, os dados e imagens deverão ser enviados por volta do dia 13 de abril, com apoio da rede internacional de antenas Deep Space Network, que é compartilhada com outras missões.

Mike Moreau, vice-gerente de projeto da missão, conta que foram coletados cerca de 4 mil megabytes de dados: “teremos uma taxa de download de 412 kilobits por segundo, de modo que vai levar alguns dias até recebermos todos os dados do sobrevoo”, explicou. Depois, quando as imagens e dados dos instrumentos da sonda forem recebidos, a equipe vai verificar como foi o pouso da OSIRIS-REx na superfície do asteroide. Ali, o instrumento de coleta de amostras afundou 48 cm na superfície do Bennu, e liberou um jato de nitrogênio para levantar poeira.

A sonda deverá ficar nos arredores do asteroide até 10 de maio, quando irá ativar seus propulsores para iniciar a viagem de volta à Terra. A viagem deverá durar dois anos e as amostras devem chegar por aqui no final de 2023.

Como a espaçonave ainda estará em boas condições para seguir ativa, a NASA está verificando a possibilidade de enviá-la para o asteroide Apophis antes disso. Se essa missão secundária for confirmada, a sonda deverá chegar por lá em 2029, que é também quando o objeto deverá passar pertinho da Terra. Isso proporciona uma boa oportunidade para observar se a visita poderá afetar a estrutura do Apophis.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA