Sonda envia sua 1ª foto de asteroide com nome que homenageia paleontropólogo
Por Danielle Cassita |

A sonda Lucy da NASA, enviou suas primeiras fotos do asteroide 52246 Donaldjohanson. Se tudo correr bem, a sonda vai realizar um sobrevoo por esta rocha do Cinturão de Asteroides em abril, ficando a apenas 960 km da sua superfície.
- Veja novas fotos da Terra e da Lua tiradas pela sonda Lucy
- Sonda Lucy registra eclipse lunar a 100 milhões de km da Terra; veja vídeo!
Nas novas imagens, o asteroide aparece se movendo em meio a um fundo repleto de estrelas. As fotos foram feitas quando a Lucy estava cerca de 70 milhões de quilômetros do seu alvo, que mede mais de 3 km de diâmetro.
Agora, a Lucy vai continuar monitorando o asteroide enquanto ajusta sua trajetória para garantir o sucesso do sobrevoo em 20 de abril. Mas vale lembrar que esta não vai ser sua primeira visita a um asteroide: a sonda foi lançada em 2021, e se aproximou do asteroide Dinkinesh e da sua lua Selam em novembro de 2023.
Após o encontro com Donaldjohanson, a Lucy vai seguir viagem aos asteroides troianos de Júpiter para alcançá-los em 2027. Na astronomia, os troianos são grupos de asteroides que se movem à frente e atrás de Júpiter ao longo da sua órbita ao redor do Sol, e todos levam nomes dos herois da Guerra de Troia.
A missão leva o nome de Lucy, nossa ancestral da espécie Australopithecus afarensis. Os pedaços do seu esqueleto fossilizado foram encontrados pelo paleoantropólogo Donald Johanson e por Tom Gray. Assim, a sonda tem um nome bastante adequado, afinal, ela está explorando asteroides, que são como fósseis deixados da formação do Sistema Solar.
Leia também:
- Sonda Lucy tira as primeiras fotos dos asteroides que vai visitar
- NASA enviará "cápsula do tempo" ao espaço com a missão Lucy
Vídeo: Projeto Tengyun
Fonte: NASA