Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rússia critica programa lunar da NASA e pede mais abertura internacional

Por| 13 de Outubro de 2020 às 10h04

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Dmitry Rogozin, chefe da agência espacial russa Roscosmos, criticou publicamente o programa Artemis, da NASA, que envolve planos de devolver a humanidade à superfície lunar a partir de 2024, contando com a estação orbital Gateway como "pit-stop" para que seja estabelecida uma presença humana constante e sustentável em nosso satélite natural. Ele chamou os planos da agência norte-americana de "centrada nos Estados Unidos" e pede mais cooperação internacional — assim, a Rússia teria mais chances de participar ativamente.

Isso é um desdobramento da recente abertura do programa Artemis a outras nações, com a NASA divulgando critérios para que demais países se envolvessem na iniciativa. A Rússia já havia declarado interesse em fazer parte do programa, mas, agora, Rogozin diz que o país só estará aberto para participar se os planos da NASA mudarem, ficando mais focados na cooperação internacional.

Continua após a publicidade

“O mais importante seria basear este programa nos princípios de cooperação internacional que todos nós usamos” para voar na ISS, disse. “Se pudéssemos voltar a considerar fazer desses princípios a base do programa, a Roscosmos também poderia considerar sua participação”, complementa. Rogozin deixou claro que não é o maior fã do atual programa lunar da NASA, uma vez que os EUA lideram quase todos os principais elementos do programa, incluindo a construção da estação Gateway, que envolve foguetes, cápsulas, módulos de pouso, etc — tudo isso contando com parcerias com empresas privadas, vale dizer.

Rogozin disse também que "para os EUA, isso agora é mais um projeto político" do que qualquer outra coisa, declarando, ainda, que "com o projeto lunar, estamos observando a saída de nossos parceiros americanos dos princípios de cooperação e apoio mútuo que se desenvolveram durante a cooperação na ISS", pois "eles veem seu programa não como internacional, mas semelhante ao da OTAN — existe a América e todos os outros devem ajudar e pagar". Categórico, ele também diz que "para ser honesto, não estamos interessados ​​em participar de tal projeto".

Após as declarações, Jim Bridenstine, administrador da NASA, disse ao The Verge que a mesma estrutura legal desenvolvida para a Estação Espacial Internacional (ISS) será usada na estação lunar Gateway. "A ISS não tem apenas tecnologia avançada, mas nos ajudou a aprender como trabalhar efetivamente em conjunto com uma variedade de culturas e países. É por isso que estamos usando o Acordo Intergovernamental (IGA), que é a estrutura legal da ISS para o Gateway", disse. Um esboço desse acordo adaptado para a Gateway teria sido enviado à Roscosmos em novembro do ano passado, mas, segundo Bridenstine, os russos não chegaram a responder de maneira sólida. “Continuamos abertos e interessados ​​em receber seus comentários sobre o documento e nossa abordagem geral de utilização do IGA da ISS para o Gateway”, disse Bridenstine à agência espacial russa.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge, Space News