Publicidade

Rover chinês Yutu-2 “desperta” e tira novas fotos do lado afastado da Lua

Por| Editado por Patricia Gnipper | 23 de Janeiro de 2023 às 18h30

Link copiado!

CNSA/CLEP)
CNSA/CLEP)

O rover Yutu-2, da China, acaba de despertar no lado afastado da Lua e está pronto para seguir em suas atividades de exploração. Ele entrou automaticamente no modo de hibernação para resistir aos 14 dias da fria noite lunar e retomou suas operações no dia 15 de janeiro.

Segundo informações da Administração Espacial Nacional da China (CNSA) publicadas neste sábado (21), o rover está em ótimas condições e pronto para continuar. “Conforme o Yutu-2 seguiu quebrando recordes, sua performance surpreendeu e inspirou todos nós”, disseram.

Apenas três dias após a retomada, a câmera panorâmica do rover tirou fotos panorâmicas do local onde ele está. Na imagem, é possível observar um pouco da paisagem lunar e alguns detalhes interessantes, como os rastros deixados pelas rodas dele e uma pequena cratera de impacto.

Continua após a publicidade

Foi em 2019 que o veículo pousou na cratera Von Kármán, no lado afastado da Lua, por meio da missão Chang’e 4. O esperado era que operasse por apenas três meses, mas agora, o Yutu-2 já inicia seu quinto ano de exploração do lado afastado do nosso satélite natural, e soma mais de 1,4 km percorrido na região.

Ao longo de sua missão, o Yutu-2 vem coletando dados sobre a superfície, subsuperfície lunar, vento solar por lá, entre outras tarefas. Ele está equipado para estudar a composição mineral da superfície da Lua, e tem também um radar de penetração do solo que permite estudar o que há a até 100 metros de profundidade.

Por enquanto, o Yutu-2 vem trabalhando sozinho, mas pode ter companhia em um futuro não tão distante. Tang Yuhua, projetista-chefe adjunto da missão Chang’e 7, afirmou que esta deve ser lançada em 2026, com carga útil que incluirá um rover maior que o Yutu-2.

Continua após a publicidade

“Em comparação com o Yutu-2, que depende mais de comandos operacionais na Terra, o rover da Chang’e 7 será mais inteligente, escolhendo seu próprio caminho de exploração principalmente sozinho”, disse.

Fonte: SCMP