Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sonda Danuri revela detalhes escondidos por sombras em cratera da Lua

Por| Editado por Patricia Gnipper | 16 de Janeiro de 2023 às 12h28

Link copiado!

NASA/KARI/Arizona State University
NASA/KARI/Arizona State University

A sonda Korean Pathfinder Lunar Orbiter (KPLO), da Coreia do Sul, capturou uma imagem fascinante das paredes e do interior da cratera Shackleton, na Lua. O mais interessante da foto são os detalhes presentes em uma cratera no lado afastado do nosso satélite natural, cujo interior está permanentemente mergulhado nas sombras.

A nova foto da sonda, cujo apelido é Danuri, mostra a parte interna da cratera com detalhes impressionantes, revelando o que existe em áreas que, até então, estavam escuras demais nas observações da sonda orbital Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA.

“Como é onde o Sol não bate? Agora, nós sabemos — pelo menos em um lugar”, escreveram os membros da equipe do instrumento ao divulgar a foto. Com esta imagem, vê-se que tanto o interior quanto a parede desta cratera não parecem ser muito diferentes das crateras que recebem luz solar. Confira:

Continua após a publicidade

A foto foi tirada pela câmera ShadowCam, instrumento que é como a “irmã mais nova” da câmera NAC, que equipa a LRO. A diferença é que a ShadowCam foi modificada, ficando com sensibilidade 200 vezes maior que a NAC e, assim, ela consegue “aproveitar” bem a pouca quantidade de luz refletida pelo relevo próximo da cratera.

Sobre a cratera Shackleton

Localizada no polo sul lunar, a cratera Shackleton tem partes de sua estrutura iluminadas durante quase um ano inteiro, enquanto seu interior fica permanentemente no escuro. Ela tem 4 quilômetros de profundidade, 21 km de extensão e, dentro, há um pico central que se estende por 200 metros.

Continua após a publicidade

Observações de exploradores robóticos já mostraram evidências de depósitos de gelo no interior desta cratera lunare, protegidos da evaporação graças às baixas temperaturas da região. O composto é um recurso de grande importância para futuras missões tripuladas por lá, já que pode ser usado para a produção de combustível, por exemplo.

Fonte: ShadowCam