Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quem é Reid Wiseman, astronauta escolhido pela NASA para ir à Lua

Por| Editado por Patricia Gnipper | 04 de Abril de 2023 às 13h32

Link copiado!

NASA
NASA

O astronauta Reid Wiseman será o comandante da missão Artemis II, com lançamento programado para o final de 2024. A NASA confirmou na segunda-feira (3) o nome dos quatro tripulantes desta missão que viajará até a órbita da Lua.

Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen serão os primeiros humanos enviados à Lua em mais de 50 anos, quando o Programa Apollo foi encerrado. Os astronautas também serão os primeiros a voar a bordo da nave Orion, desenvolvida pela própria NASA. A cápsula foi ao espaço pela primeira vez com a missão Artemis I, mas sem tripulantes a bordo.

Continua após a publicidade

O quarteto deve passar cerca de 10 dias fora da Terra, mas não vai pousar na Lua. A Artemis II tem como objetivo voar ao redor do nosso satélite natural para testar, na prática, como a nave Orion se comporta com astronautas a bordo. Se correr tudo bem, a próxima etapa do programa será focada no momento tão aguardado, que é o retorno de humanos à superfície lunar.

Quem é o astronauta Reid Wiseman?

Nascido em Baltimore, no estado de Maryland, Wiseman é bacharel em Engenharia e Sistemas de Computação e mestre em Engenharia de Sistemas. Em 1999, foi selecionado como aviador naval e atuou em diferentes operações militares. Já em 2003, entrou para a Escola de Pilotos de Teste Navais dos EUA.

Continua após a publicidade

Em 2009, Wiseman foi aprovado como um dos nove membros da 20ª classe de astronautas da NASA e, em 2011, concluiu o treinamento de astronauta. Então, em 2014, Reid voou à Estação Espacial Internacional e serviu como engenheiro de voo durante a Expedição 41.

Durante a estadia no laboratório orbital, ele e os cosmonautas Alexander Skvortsov e Oleg Artemyev chegaram à marca de 82 horas de pesquisa acumuladas em uma só semana. Na Artemis II, Wiseman servirá como comandante da missão.

Fonte: NASA