Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Artemis 2: veja os astronautas escolhidos pela NASA para irem à Lua

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Abril de 2023 às 12h33

Link copiado!

NASA/James Blair
NASA/James Blair
Tudo sobre NASA

Os astronautas Christina Koch, Jeremy Hansen, Victor Glover e Reid Wiseman serão os tripulantes da missão Artemis 2, que levará os primeiros humanos à órbita lunar após mais de 50 anos em que isso aconteceu. Os membros da tripulação foram revelada pela NASA e CSA, a agência espacial do Canadá, em evento realizado nesta segunda-feira (3).

Koch e o canadense Hansen serão os especialistas da missão, Glover servirá como piloto e Wiseman será o comandante. O grupo vai viajar a bordo da cápsula Orion em 2024, nesta missão que servirá como um teste de voo tripulado ao redor do nosso satélite natural. A ideia é que esta missão ajude a NASA a testar suas atuais tecnologias, sistemas e procedimentos necessários para que as demais missões do programa possam acontecer com sucesso.

Continua após a publicidade

Muitos deles nunca foram testados nas condições do espaço, e a NASA vai precisar destes dados para levar novos astronautas à superfície Lua e, futuramente, para Marte. Por isso, a Artemis 2 terá aspectos semelhantes aos da missão Artemis 1 — a diferença principal estará na tripulação no interior da cápsula Orion, que irá testar sistemas criados especialmente para astronautas a bordo.

“Esta missão vai mostrar que os sistemas críticos de suporte à vida da Orion estão prontos para sustentar nossos astronautas em missões de duração mais longa”, descreveu a NASA, em comunicado.

A parceria da NASA com o Canadá e com outras nações, firmadas para o programa, é fruto dos Acordos Artemis, termo já assinado por mais de 20 países — entre eles, está o Brasil. A CSA conseguiu "guardar" o assento para seu asttronauta por meio de um acordo no qual se compromete a fornecer o braço robótico Canadarm3 à futura estação Gateway, que ficará na órbita lunar.

Quem são os astronautas da Artemis II?

Christina Koch

Christina Koch é engenheira elétrica e foi selecionada como astronauta da NASA em 2013. Ela serviu como engenheira de voo na Estação Espacial Internacional (ISS) durante as expedições 59, 60 e 61, somando 328 dias no espaço e quebrando o recorde de voo espacial mais longo já realizado por uma mulher. Ainda, ela participou do primeiro spacewalk realizado apenas por mulheres na ISS.

Continua após a publicidade

Victor Glover

Bacharel em Engenharia, Victor Glover foi selecionado como astronauta da NASA em 2013. Ele serviu como piloto da missão Crew-1 e engenheiro de voo da Expedição 64, na ISS.

Reid Wiseman

Continua após a publicidade

Reid Wiseman é bacharel em engenharia e sistemas da computação. Ele serviu como engenheiro de voo na Estação Espacial Internacional durante a Expedição 41, em seu primeiro voo espacial, e somou cerca de 13 horas ao longo de caminhadas espaciais.

Jeremy Hansen

Continua após a publicidade

O canadense Jeremy Hansen é bacharel em ciência espacial e serviu como piloto de caça. Ele foi selecionado pela CSA em 2009 e se tornou o primeiro canadense apto a treinar candidatos a astronautas dos Estados Unidos e Canadá.

Fonte: NASA