Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Foto incrível mostra a Estação Espacial Internacional passando em frente à Lua

Por| 24 de Junho de 2022 às 16h15

Link copiado!

Andrew McCarthy / Reprodução
Andrew McCarthy / Reprodução

O fotógrafo e astrônomo norte-americano Andrew James McCarthy compartilhou recentemente um feito digno de nota: uma foto da Estação Espacial Internacional (ISS) passando em frente à Lua.

"Provavelmente a minha nova foto favorita de todos os tempos", disse ele. "Acordei às 1h30 da manhã para capturar uma cena rara - a Estação Espacial Internacional iluminada pelo Sol passando em frente a crateras icônicas sobre a Lua Minguante".

Continua após a publicidade

A imagem dá a impressão de que a ISS está pertinho da Lua, mas é uma ilusão. Na verdade ela está a mais de 400.000 km de nosso satélite, e a apenas 427 km de distância de nós.

Andrew menciona que as cores da Lua na imagem são reais, capturadas com uma segunda câmera para destacar a rica geologia do astro. O fotógrafo precisou ser "rápido no gatilho", já que a ISS passou pelo campo de visão de sua câmera em menos de um quarto de segundo.

Em um segundo tuíte vários quadros foram combinados em um pequeno vídeo mostrando a ISS passando sobre as crateras Eratósthenes, Copérnico, Kepler e Aristarco. Parece rápido? Acredite, o vídeo está em "câmera lenta"! A passagem real foi sete vezes mais rápida.

Andrew publicou em seu blog um post contando como as imagens foram capturadas, para ajudar quem tiver interesse em reproduzir seu feito. Topa um desafio?