Publicidade

Que aperto! Banheiro da ISS quebra e astronautas da Ax-1 pedem ajuda aos russos

Por  • Editado por  Rafael Rigues  | 

Compartilhe:
Thomas Malyska/Pixabay
Thomas Malyska/Pixabay

Todos conhecem a situação desesperadora de precisar ir ao banheiro e não encontrar nenhum por perto. Agora imagine que você está a 400 km da superfície de nosso planeta, e o banheiro mais próximo está com defeito. E agora?

Foi o que aconteceu com os astronautas da Ax-1, a primeira missão comercial lançada à Estação Espacial Internacional (ISS). Em entrevista à CNN, Larry Connor, que participou da missão comercial, disse que certo dia o vaso sanitário no lado norte-americano da estação ficou desativado por várias horas.

Realizar suas necessidades fisiológicas no espaço não é nada fácil, porque além de necessitar de um sistema complexo, que envolve um ventilador de sucção, funil e mais, os astronautas ainda precisam lidar com a microgravidade a bordo da ISS — por qualquer problema, o material evacuado pode começar a flutuar.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Felizmente, o módulo norte-americano da ISS não é o único a ter um banheiro adequado. A tripulação da Ax-1 “bateu na porta” do segmento russo para usar as instalações de lá. Connor agradeceu a cordialidade da equipe russa, que prontamente ofereceu as instalações para uso de sua tripulação.

Há mais de 20 anos a ISS é continuamente ocupada por astronautas e, após tanto tempo em órbita, é natural que problemas como este aconteçam. Em 2019, o vaso sanitário do segmento norte-americano explodiu, espalhando mais de 10 litros de água pela estação. No ano seguinte, a unidade recebeu um novo toalete que custou U$ 18 milhões.

A SpaceX também já enfrentou dificuldades com o banheiro da cápsula Crew Dragon. No ano passado, a tripulação da missão Crew-2 precisou usar uma tipo de “fralda” durante o trajeto até a ISS, já que o banheiro foi "interditado" devido a uma falha de design encontrada em uma missão anterior, a Inspiration4.

Fonte: Via Futurism

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*